Skip to content
Sobre o Portal
Educação Infantil
Propostas de Atividades
Práticas em rede
Projeto Compartilhas
Ensino Fundamental
Eja
Midiateca
Menu
Fechar
Sobre o Portal
Educação Infantil
Propostas de Atividades
Práticas em rede
Projeto Compartilhas
Ensino Fundamental
Eja
Midiateca
Ética e Cidadania
Início
>
Ensino Fundamental
>
Ciclo da Adolescência HI
>
Ética e Cidadania
Voltar
Língua Portuguesa – O texto memorialístico
Língua Portuguesa – A narração em primeira pessoa
Língua Portuguesa – O romance social
Língua Portuguesa: Leitura em Foco
Língua Portuguesa – Metalinguagem
Língua Portuguesa – A fala popular na literatura
Língua Portuguesa – A função social do conto
Língua Portuguesa – Gráficos e infográficos
Língua Portuguesa – Investigação: fato ou opinião?
Língua Portuguesa – Inferências
Língua Portuguesa – Informações explícitas e implícitas nos textos
Língua Portuguesa – Figuras de sintaxe: assíndeto e polissíndeto
Língua Portuguesa – Figuras de pensamento: antítese e paradoxo
Língua Portuguesa – Figuras de sintaxe: elipse e zeugma
Língua Portuguesa – Figuras de pensamento: gradação, personificação e apóstrofe
Língua Portuguesa – Figuras de sintaxe: hipérbato e silepse
Língua Portuguesa – Figuras de pensamento: ironia e litote
Língua Portuguesa – Onde e aonde
Língua Portuguesa – Figuras de pensamento: hipérbole e eufemismo
Língua Portuguesa – Curiosidades sobre o artigo de opinião
Língua Portuguesa – O artigo de opinião
Língua Portuguesa – O gênero autobiografia
Língua Portuguesa – Figuras de linguagem: eufemismo, hipérbole, ironia e personificação
Língua Portuguesa – Variações linguísticas
LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: POEMAS E POESIAS
Língua Portuguesa – Figuras de linguagem: comparação, metáfora e metonímia
Língua Portuguesa – Produção de Texto em Rede: gênero autobiografia
Língua Portuguesa – A estrutura do parágrafo
Língua Inglesa: Linking Words
Língua Portuguesa – Produção de Texto em Rede: gênero memória literária
Língua Portuguesa – Produção de Texto em Rede: gênero notícia
Língua Portuguesa – A interpretação de texto com auxílio de material gráfico diverso (Descritor 5)
Língua Portuguesa – A finalidade dos textos (Descritor 12)
Língua Portuguesa – A relação causa e consequência (Descritor 11)
Língua Portuguesa – Relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios (Descritor 15)
Língua Portuguesa – O gênero discursivo editorial
Língua Portuguesa – Formas de apropriação textual
Língua Portuguesa – Efeitos de sentido em decorrência de recursos ortográficos ou morfossintáticos (Descritor 19)
Língua Portuguesa – Efeitos de sentido em decorrência da pontuação e outras notações (Descritor 17)
Língua Portuguesa – Marcas linguísticas que caracterizam os personagens do texto (Descritor 13)
Língua Portuguesa – A narrativa e seus conflitos (Descritor 10)
Língua Portuguesa – Relacionando partes de um texto (Descritor 2)
Língua Portuguesa – A escolha das palavras e seus efeitos de sentido (Descritor 18)
Língua Portuguesa – Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
HISTÓRIA – DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
Língua Portuguesa – D6- Identificar o tema central de um texto
Língua Portuguesa – A relação entre a tese e os argumentos (Descritor 8)
Língua Portuguesa – Descritor 7 – Identificar a tese de um texto
Língua Portuguesa – Mesmo assunto, opiniões diferentes (Descritor 21)
Língua Portuguesa – Descritor 14 – Distinguir fato da opinião relativa a esse fato
Língua Portuguesa – O gênero discursivo vlog
1
2
3
4
Próximo »