You are currently viewing Língua Portuguesa – A interpretação de texto com auxílio de material gráfico diverso (Descritor 5)

Língua Portuguesa – A interpretação de texto com auxílio de material gráfico diverso (Descritor 5)

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

O descritor 5 (Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso) de Língua Portuguesa, do 9º ano, consiste em, basicamente, realizar a interpretação do texto, considerando a linguagem verbal e não verbal. Os elementos gráficos, ou seja, os elementos não verbais, servem como apoio na construção do sentido. Logo, eles não são meros enfeites, mas, sim, ferramentas que contribuem para o efeito de sentido do texto, que só é possível se essas duas linguagens forem associadas.

Como interpretar elementos gráficos

Imagens e ilustrações: observar atentamente as imagens pode fornecer pistas sobre o contexto, personagens, emoções e atmosfera do texto. Elas complementam informações e enriquecem a compreensão.

Gráficos e tabelas: quando presentes, gráficos e tabelas oferecem dados organizados visualmente, facilitando a compreensão de relações, tendências e comparações. Interpretar esses elementos contribui para uma visão mais completa do conteúdo.

Diagramas e mapas: são importantes para entender relações espaciais, processos ou sequências de eventos. Eles auxiliam na visualização de conceitos abstratos e complexos. Ler e interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso pode tornar o leitor mais habilidoso e consciente a respeito da importância de cada elemento na construção do significado dos textos.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Videoaula 15 – Língua Portuguesa – D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráf…. – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x367CTxjnO0&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=16> Acesso em: 22, dez. 2023

Leia o texto e responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Leia o seguinte texto:

Produzido pela equipe NEC/SME-GO no site <https://www.bing.com/images/create/>

O texto acima aborda: 

(A) o problema do desmatamento. 

(B) a técnica do desenho a lápis.

(C) o uso dos códigos de emergência. 

(D) o plantio de árvores.

Leia a seguinte História em Quadrinhos (HQ) para responder às questões 2 a 4.

Produzido pela equipe do NEC/SME-GO, para fins didáticos, nos sites: <https://www.bing.com/images/create/> e <https://www.canva.com/>

QUESTÃO 2

A HQ acima pode ser estudada em uma aula de Língua Portuguesa com o objetivo de:

  • i) noticiar um acontecimento.
  • ii) reconhecer técnicas de desenho e colagem.
  • iii) estudar a produção de textos multimodais.
  • iv) dialogar sobre a inteligência artificial na produção de textos.
  • v) estudar sobre metalinguagem. 

Das alternativas acima, estão corretas:

(A) apenas i e ii.

(B) apenas ii, iii e iv.

(C) apenas iii, iv e v.

(D) todas elas.

QUESTÃO 3

Qual é o assunto central da HQ? Como esse assunto é abordado ao longo da narrativa?

QUESTÃO 4

No sexto quadrinho, há o desenho de uma lâmpada. Considerando o espaço que esse desenho ocupa nessa HQ, que significado ele confere à narrativa? Como você chegou a essa conclusão?


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. 
(EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023