You are currently viewing Língua Portuguesa – A relação causa e consequência (Descritor 11)

Língua Portuguesa – A relação causa e consequência (Descritor 11)

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Ao ler um texto, você costuma observar que certos acontecimentos provocam determinadas consequências?

Em geral, nos textos, os fatos se sucedem numa ordem de causa e consequência, ou de motivação e efeito. Para observar essa relação, é preciso identificar os elementos que, no texto, estão na interdependência de causa e consequência.

Causa/consequência são todas as relações entre os elementos linguísticos que se organizam de tal forma que um é resultado do outro.

Veja o exemplo:

A rua estava molhada porque choveu.

Em “A rua estava molhada porque choveu”, conseguimos identificar rapidamente o motivo e o efeito, isto é, a causa e  a consequência. Devido a chuva, como consequência ou efeito temos a rua que ficou molhada.  Observe que, nessa construção, a consequência aparece antes da causa. Isso nos ajuda a perceber que essa relação de causa e consequência pode aparecer no texto de variadas formas. Se invertermos a ordem dos sintagmas, a frase ficaria “Porque choveu, a rua estava molhada”.

A utilização dessa relação de causa e consequência fortalece a argumentação nos textos dissertativos. Que tal empregar essa estruturação do texto em seu próximo texto dissertativo-argumentativo?

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Videoaula 13 Língua Portuguesa D11 Estabelecer relação causa consequência entre part.. – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=llznBr68aTc&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=14> Acesso em: 08, dez. 2023

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Leia a seguinte frase: “O aumento do desmatamento resultou na diminuição da biodiversidade na região.” Nessa frase, qual relação lógico-discursiva está presente?

(A) Condição
(B) Adição