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Língua Portuguesa – Efeitos de sentido em decorrência da pontuação e outras notações (Descritor 17)

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Imagem 1: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/mao-desenhada-sem-ilustracao-de-dados_49342679.htm> Acesso em: 8, nov. 2023

Quando você deseja dar ênfase na escrita a uma forma específica de expressão que seria falada, como você faz? Você repete uma letra várias vezes? Escreve em CAIXA ALTA? Já parou para pensar que a pontuação também pode te auxiliar nesse processo?

Os sinais de pontuação como travessão, vírgula, aspas, reticências, interrogação e exclamação, por exemplo, podem ser empregados no texto para dar ênfase, reformular ou justificar certos segmentos, e não apenas para separar ou marcar frases no texto.

Além da pontuação, as notações como itálico, negrito, CAIXA ALTA, por exemplo, podem criar determinados efeitos de sentido no texto. 

Entenda melhor:

Minha prima e eu resolvemos fazer dieta para cuidar do shape. Ela começou cortando frituras e o bendito do refrigerante (celulite!!!!). Socorro! Já está difícil!

Quando utilizamos a repetição de um sinal de pontuação, certamente queremos dar ênfase àquilo que desejamos, certo!? Conforme o texto, a ideia expressa é que o refrigerante pode provocar no corpo a celulite, palavra que aparece entre parênteses com 3 pontos de exclamação. Observe que a ênfase da personagem está relacionada a consequência, ter celulite.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Videoaula 10 – Língua Portuguesa – D17- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso… – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1kL0Q4dCPsU&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=11> Acesso em: 20, out. 2023

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Leia o seguinte texto:

Hoje eu acordei meio assim, sei lá… sabe quando você acorda e… e parece que não acordou? Não sei se é porque dormi muito tarde… comi pouco tempo antes de dormir… Mas, tive que sair da cama, afinal, o mundo precisa de mim.

No texto, o emprego das reticências sugere que

(A) há uma hesitação na fala

(B) a fala foi interrompida

(C) há uma enumeração indefinida

(D) a ação não se conclui

Leia o seguinte texto para responder às duas próximas questões.

Elaborado pelo NEC/SME no Canva

QUESTÃO 2

Na fala “Amigaaaaa!!!! A encomenda já chegouuuu!” a repetição do ponto de exclamação e das vogais “a” e “u” expressam:

(A) Entusiasmo

(B) Susto

(C) Decepção

(D) Preguiça

QUESTÃO 3

Qual é o efeito de sentido obtido através do emprego da caixa alta em “NÃO ACREDITO!”?

QUESTÃO 4

Escreva um diálogo de uma troca de mensagens instantâneas pelo celular utilizando os recursos possíveis por meio das notações e dos sinais de pontuação. Para planejar seu texto, pense em quem está dialogando, a respeito de qual assunto, em qual contexto e com que padrão de linguagem, isto é, se mais ou menos formal.

Elaborado pelo NEC/SME no Canva

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023