You are currently viewing Língua Portuguesa – Efeitos de sentido em decorrência de recursos ortográficos ou morfossintáticos (Descritor 19)

Língua Portuguesa – Efeitos de sentido em decorrência de recursos ortográficos ou morfossintáticos (Descritor 19)

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A seleção de determinada palavra, estrutura sintática ou morfológica em lugar de uma outra pode responder a uma intenção particular do interlocutor de produzir certo efeito discursivo no texto. Por isso é importante compreender os aspectos gramaticais da língua para aplicarmos em nossos textos os mais variados efeitos de sentido. Por exemplo, em um texto, o autor pode optar pelo emprego de períodos mais curtos com o objetivo de provocar um efeito de velocidade ou pressa.

Mais do que identificar a estrutura sintática apresentada em um texto, vale discernir sobre o efeito discursivo provocado no leitor, isto é, observar os motivos de uma escolha para fins de se conseguir alcançar certos efeitos.

Veja um exemplo em que a estrutura sintática do texto provoca um efeito de sentido.

NEVES, Libério. Pedra solidão. Belo Horizonte: Movimento Perspectiva, 1965.

Observe que o trecho do poema de Libério Neves brinca com a disposição das palavras no texto para criar um efeito de sentido. O fato de o pássaro que voava levar um tiro, faz com que ele caia. O efeito do tiro, o movimento da queda, é representado graficamente no texto.

Neste caso, portanto, o autor utilizou a estrutura sintática do poema para provocar o efeito de sentido que representa a ação contada.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Videoaula 11- Língua Portuguesa – D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exp… – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kvcFQT0DTLs&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=12&ab_channel=PortalConex%C3%A3oEscola>

Leia o texto e responda às questões a seguir.

Para além da curva da estrada

Para além da curva da estrada 

Talvez haja um poço, e talvez um castelo, 

E talvez apenas a continuação da estrada. 

Não sei nem pergunto. 

Enquanto vou na estrada antes da curva 

Só olho para a estrada antes da curva, 

Porque não posso ver senão a estrada antes da curva. 

De nada me serviria estar olhando para outro lado 

E para aquilo que não vejo. 

Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos. 

Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer. 

Se há alguém para além da curva da estrada, 

Esses que se preocupem com o que há para além da curva da estrada. 

Essa é que é a estrada para eles. 

Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos. 

Por ora só sabemos que lá não estamos. 

Aqui há só a estrada antes da curva, e antes da curva 

Há a estrada sem curva nenhuma.

CAEIRO, A. Para além da curva da estrada. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/wk000381.pdf Acesso em: 30, out. 2023

QUESTÃO 1

Ao elaborar um texto, as escolhas de estruturas morfológicas ou sintáticas  estão associadas a determinadas intenções discursivas do autor para produzir determinados efeitos de sentido. No poema de Alberto Caeiro, o eu lírico repete várias vezes o sintagma “estrada antes da curva”. Levante hipóteses: o que a repetição dessa estrutura pode representar na produção de sentido do poema?

QUESTÃO 2

Retirado do poema “Para além da curva”, um verso que exprime ideia de dúvida e outro que exprime certeza, respectivamente, são:

(A) Para além da curva da estrada | Só olho para a estrada antes da curva 

(B) Talvez haja um poço, e talvez um castelo | E talvez apenas a continuação da estrada

(C) E talvez apenas a continuação da estrada | Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer

(D) Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos | Não sei nem pergunto

QUESTÃO 3

Que mensagem o poema de Alberto Caeiro transmite ao leitor?

QUESTÃO 4

Releia os seguintes versos do poema:

Só olho para a estrada antes da curva, 

Porque não posso ver senão a estrada antes da curva.

O termo em destaque introduz uma ideia:

(A) explicativa 

(B) ilustrativa

(C) alternativa

(D) concessiva

QUESTÃO 5

Alberto Caeiro é um heterônimo do poeta português Fernando Pessoa. Sabendo disso:

(A) Pesquise sobre a diferença entre pseudônimo e heterônimo.

(B) Pesquise sobre quem foi Fernando Pessoa e qual a importância de sua obra para a literatura em língua portuguesa.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF67LP06-A) Avaliar os efeitos de sentido decorrentes das escolhas lexicais e sintáticas, bem como os valores ideológicos para compreender a posição implícita do veículo no qual o texto foi publicado.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023