You are currently viewing Língua Portuguesa – Relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios (Descritor 15)
Human relations abstract concept vector illustration. Career success, publicrelations, businessman handshake, team building, cooperation participation, human resources, company abstract metaphor.

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A relação lógico-discursiva em língua portuguesa refere-se à maneira como as partes de um texto se conectam e se organizam logicamente para transmitir uma mensagem coerente e compreensível. Essas relações são fundamentais para garantir a clareza e a coesão do discurso.

A relação lógico-discursiva no texto é enfatizada, muitas vezes, pelas expressões de tempo, de lugar, de comparação, de oposição, de causalidade, de quantidade, de conclusão, entre outros e, quando necessário, pela identificação dos elementos que explicam essa relação. Essas expressões são marcadas pelas conjunções e advérbios, por exemplo.

Mara resolveu fazer um bolo, mas, para que sua receita ficasse perfeita, seria preciso de mais dois ovos. O jeito era comprar os benditos ovos, no supermercado. Um agravante: estava chovendo. Quando a chuva passou, Mara foi ao supermercado. Não tinha ovos à venda.

Observe que o advérbio “quando” demonstra circunstância de tempo, que relaciona o evento impeditivo da ação de Mara conectando-o com o desenrolar dessa ação.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Videoaula 12 – Língua Portuguesa – D15- Estabelecer relações lógico-discursivas presente… – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1QR_wwYX-10&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=13> Acesso em: 08, dez. 2023

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Leia o texto a seguir, e responda ao que se pede.

O Novo Horizonte apontou lá em cima, na estrada, e os abraços corridos se iniciaram. Ninguém podia ficar de fora. Ele chegou. Parou. Flashes. Abraços. Bênçãos. Quando dei por mim, já estava na poltrona. Tudo ficava para trás. Quando o ônibus partiu, uma pergunta me segurou ali:

– Despediu de todo mundo? Despediu de seu avô?

SANTOS, Marlon. Depois que o sol entrou. In: Das flores ao esquecimento. Ed. Kelps: Goiânia, 2023, p. 58.

No trecho “Quando o ônibus partiu, uma pergunta me segurou ali”, a expressão destacada demonstra uma circunstância de:

(A) dúvida.

(B) condição.

(C) tempo.

(D) comparação.

QUESTÃO 2

Na frase “Ela estudou bastante, porém não conseguiu atingir a pontuação desejada”, a conjunção “porém” estabelece uma relação de:
(A) adição.
(B) causa.
(C) conclusão.
(D) oposição.

QUESTÃO 3

Leia o seguinte texto:

Lucas sempre foi um estudante dedicado. Ele se esforçava nos estudos, comparecia a todas as aulas e buscava compreender os conteúdos de forma aprofundada. Entretanto, mesmo com todo seu empenho, as notas nas avaliações não correspondiam às suas expectativas.

Analise a conjunção “entretanto” no texto e explique qual relação lógico-discursiva ela estabelece entre a dedicação de Lucas nos estudos e suas notas nas avaliações.

QUESTÃO 4

Você percebeu que o emprego das conjunções e dos advérbios colaboram para a relação lógico-discursiva dos textos. Sabendo disso, leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

Juliana sempre foi uma estudante dedicada. Ela se envolvia ativamente nas atividades acadêmicas, participava de grupos de estudo e buscava compreender os conteúdos de maneira profunda. Além disso, seu esforço refletia não apenas em boas notas, mas também em um aprendizado significativo que a preparava para os desafios futuros.

Considerando a conjunção “além disso” no texto, explique como ela contribui para ressaltar a eficácia do esforço de Juliana nos estudos.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.
(EF08LP10-A) Identificar e compreender adjuntos adverbiais, em textos lidos ou de produção própria.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023