You are currently viewing Língua Portuguesa – Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

Língua Portuguesa – Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Você sabe o que significa inferir ou fazer uma inferência?

Inferir ou fazer inferência significa deduzir o sentido de alguma coisa, traçar uma hipótese com base em informações já conhecidas para obter novas informações que não estão explícitas no texto. Isto é, entender o que determinada palavra ou expressão quis dizer no texto.

Para inferir e compreender o sentido da palavra ou expressão é preciso considerar o contexto, as pistas linguísticas fornecidas pelo texto e levar em consideração o seu conhecimento de mundo.

É importante as palavras podem ter sentidos diferentes a depender do contexto em que estão inseridas. Veja um exemplo:

Pabline faz a tarefa de Matemática e já estuda para a prova. Assim, ela mata dois coelhos com uma cajadada só.

No exemplo acima, será que Pabline vai, literalmente, matar dois coelhos ou essa expressão tem outro significado? Claro que tem outro significado, certo? Matar dois coelhos com uma cajadada só, nesse contexto, significa resolver duas situações de uma só vez. Observe que, a palavra “coelhos” não tem uma relação direta com o contexto da matemática, o que já acende um alerta no leitor para compreender que a interpretação não é a literal. Quem conhece a expressão, também não teria dificuldade para compreender o exemplo, pois já faz parte do conhecimento que adquiriu ao longo da vida.

Lembre-se: ao ler textos, reflita sobre as possibilidades de sentido das palavras ou expressões.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Videoaula 5 – D3- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0q5RckBJl0c&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=6> Acesso em 10, out. 2023

Responda às questões a seguir.

Leia o texto a seguir para responder às questões 1 e 2.

A hora se aproximava. Conversávamos ali, à beira da estrada, sobre as mágoas que queriam ficar, sobre o porvir, sobre a nova vida: do campo para a cidade. Começava doer saber que não amanheceria naquele recanto, que toda uma vida ali seria deixada para trás, que naquele momento eu sentia necessidade de crescer e de deixar de ser criança. O sol daquele dia começava a levar tudo aquilo. E eu não percebia. Eu estava no olho do processo.

SANTOS, Marlon. Depois que o sol entrou. In: Das flores ao esquecimento. Ed. Kelps: Goiânia, 2023, p. 77-78.

QUESTÃO 1

No trecho “Eu estava no olho do processo”, a expressão destacada significa que o personagem

(A) estudava um processo.

(B) estava olhando o sol se pôr.

(C) estava no meio de uma discussão.

(D) estava no meio de uma mudança.

QUESTÃO 2

No texto, o narrador personagem reflete sobre um processo que viveu. Entendendo que “processo”, nesse contexto, remete a uma série de ações ou operações que visam algum resultado ou desenvolvimento gradativo de algo, que/quais processo(s) o personagem estava vivendo?

Leia o texto abaixo para responder às questões 3 e 4.

Pipo era um pardalzinho muito simpático que vivia nas árvores de um parque tranquilo. Ele era conhecido por ser atencioso. Sempre cumprimentava os outros pássaros com um alegre “piu-piu”. Pipo estava sempre ocupado cantando suas melodias e procurando sementes para comer.

Um dia, enquanto o pequeno pardal estava ocupado, se alimentando no chão, ele notou um corvo pousando por ali. O corvo tinha uma atitude bem diferente. Ele parecia estar de mau humor, grasnando alto e afastando os outros pássaros que se aproximavam dele.

Pipo notou que o corvo estava batendo boca com outros pássaros por causa de comida e emitindo grasnados raivosos. No entanto, Pipo não ligou para a atitude do pássaro. Ele simplesmente continuou a buscar suas sementes, cantando sua música alegre.

Texto elaborado pela Equipe NEC/SME – Goiânia

QUESTÃO 3

No trecho “No entanto, Pipo não ligou para a atitude do pássaro”, qual é o significado da expressão em destaque?

(A) Não fez uma chamada telefônica

(B) Não deu atenção