You are currently viewing Língua Portuguesa – Figuras de linguagem: comparação, metáfora e metonímia

Língua Portuguesa – Figuras de linguagem: comparação, metáfora e metonímia

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 04/03/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Temática: Figuras de linguagem e efeito de sentido. Disponível em: pixabay.com

As figuras de linguagem são recursos expressivos da língua utilizados para dar ênfase e beleza à comunicação. Essas manifestações linguísticas são fruto da criatividade humana e podem ser exploradas em diversos contextos. Sua compreensão, além de enriquecer o conhecimento sobre a língua, facilita os processos de comunicação. Estude hoje sobre as figuras de palavra comparação, metáfora e metonímia.

E aí, estão preparados?

Então pegue o seu material, tenha bastante atenção e não fique fora desta videoaula!!!!!

Assista a videoaula a seguir, com a temática:  Figuras de linguagem e efeito de sentido

Ciclo da adolescência – Agrupamento I (9º ano) – Língua Portuguesa – Figuras de linguagem: comparação, metáfora e metonímia – Link: https://www.youtube.com/watch?v=mlCWLXTRRdE&feature=youtu.be

Olá, tudo bem?

Nesta aula você irá estudar um pouco sobre as figuras de linguagem, em específico, as figuras de palavra ou semântica: que estão associadas ao significado das palavras.

Você já aprendeu que, para comunicar-se, o ser humano utiliza várias linguagens: o corpo, imagens, sons, palavras e uma série de variações das palavras da língua que fala, como a língua portuguesa. A criatividade humana possibilita ao homem uma comunicação diversificada e que, muitas vezes, não se adapta à literalidade ou à realidade palpável do mundo. Por isso, surgem as figuras de linguagem, que são usadas para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita e apreciável. Nesse sentido, essas figuras de linguagem são recursos expressivos empregados nos textos para gerar efeitos diversos, como o exagero, a ausência, similaridade, lirismo ou até mesmo a estranheza, priorizando a alteração da elaboração de sentenças, do significado ou da sonoridade (a forma).

Veja, a seguir, algumas figuras de palavra:

Comparação: Uma relação de comparação explícita entre dois termos, marcada pela presença de conjunção comparativa

A sabedoria é como um diamante bruto.

Minha mãe é tal qual uma leoa.

Caio trabalha igual a uma máquina.

Metáfora: Comparação implícita.

Aquela criança é um furacão.

Observe que a palavra “criança” está sendo comparada com a palavra “furacão”. No entanto, não há nenhuma conjunção comparativa explicitada entre os dois termos. Portanto, se a frase fosse “Aquela criança é como um furacão”, não teríamos mais uma metáfora, mas, sim, uma comparação.

Metonímia: Constitui na substituição de um termo por outro, desde que haja uma relação de proximidade entre eles. Veja o exemplo:

Comeu o prato todo.

No exemplo, “prato” substitui o termo “comida”, que estava dentro do prato. Sem a figura de linguagem, a frase poderia ser reproduzida como:

Comeu toda a comida que havia no prato.

A metonímia também ocorre com a omissão de termos, subentendidos por outros:

Amo ouvir Simone e Simaria.

No exemplo, “Simone e Simaria” é o termo que equivale a: músicas de Simone e Simaria. Nesse sentido, a frase sem a figura de linguagem, poderia ser dita:

Amo ouvir as músicas de Simone e Simaria.

Assim, pode haver, por exemplo, a substituição:

Do autor pela obra:

Comprei um Machado de Assis.

(isto é: comprar um livro do Machado de Assis.)

Do possuidor pelo possuído:

Amanhã, vou ao médico e não se fala mais nisso!

(isto é: ir ao consultório do médico.)

Do efeito pela causa:

Aqueles líderes insuflaram a guerra no coração dos jovens.

(isto é: insuflar o ódio, causa da guerra.)

Do continente pelo conteúdo:

Todos os dias, bebo uma xícara de café.

(isto é: beber o café que está na xícara.)

Da coisa pela sua representação:

Ninguém fala mal da minha terra sem antes me pedir permissão.

(isto é: falar mal do país, estado ou cidade.)

Do concreto pelo abstrato:

Naquela rua, tem muita gente sem coração.

(isto é: gente sem sentimento.)

Da parte pelo todo:

Este foi um livro escrito a quatro mãos.

(isto é: escrito por duas pessoas.)

Da marca pelo produto:

Mãe, acabou o Bombril.

(isto é: acabou a palha de aço.)

Veja só!

Certamente você sempre utilizou metonímias e nem sabia que estava empregando um recurso expressivo da linguagem.

Agora que você está ciente de algumas figuras de linguagem, faça a atividade a seguir.

Atente-se ao passo a passo da atividade:

1º – Procure panfletos, revistas, embalagens de produtos diversos em sua casa e procure neles frases que contenham metáforas ou comparações.

2º – Se você puder recortar as frases encontradas e colá-las em seu caderno, será legal. Se não puder, anote-as.

3º – Em seguida, escreva abaixo delas qual das duas figuras de palavra a frase refere-se.

4º – Na comparação, circule ou pinte o conectivo que está deixando claro o efeito comparativo (qual, tal qual, como).

5º – Por fim, tente transformar as comparações em metáfora e as metáforas em comparações. Vamos ao desafio?

Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/figura-de-linguagem.htmhttps://www.portugues.com.br/gramatica/figuras-estilo-ou-linguagem.htmlhttps://www.todamateria.com.br/figuras-de-linguagem/

Habilidade (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.