You are currently viewing Língua Portuguesa – Figuras de linguagem: eufemismo, hipérbole, ironia e personificação

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na tv no dia  01/04/2021 (quinta-feira). Aqui no portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

As figuras de linguagem são construções linguísticas usadas para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. Você já estudou algumas figuras de palavras (comparação, metáfora e metonímia). Agora, você continuará estudando outras figuras, mas, dessa vez, as figuras de pensamento. Elas têm como função dar ênfase às ideias e pensamentos através da expressão.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/images/search/textos/

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Figuras de linguagem e efeito de sentido

AGRUPAMENTO I| 9º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.: MARLON CÁSSIO GOMES DOS SANTOS

Olá, tudo bem?

Você já estudou um pouco sobre as figuras de linguagem. Para recordar: as figuras de linguagem são recursos estratégicos utilizados na comunicação para torná-la mais enfática, expressiva, bonita e apreciável. Assim, elas conferem ao texto um sentido que vai além do literal, permitindo outros significados.

Nesta aula você irá estudar um pouco sobre as figuras de pensamento, que têm como função dar ênfase às ideias e pensamentos através da expressão.

Sabe quando é preciso dar uma notícia triste e você procura palavras para amenizar o impacto? O nome dessa mudança é eufemismo.

eufemismo é uma das figuras de pensamento que tem como artifício a sutileza. Nem sempre é utilizado para falar sobre uma situação aterrorizante, mas também serve para substituir um xingamento ou mascarar alguma informação.

Observe as frases:

“Luna se apropriou do dinheiro do irmão de forma indevida”.

O que a frase quer dizer é: Luna roubou o dinheiro do irmão.

“Quinzé passou dessa para melhor.”

É o mesmo que dizer: Quinzé morreu.

Você consegue se expressar de maneira sutil, isto é, menos grosseira com seus familiares e amigos? Cheque suas últimas conversas nas redes sociais com seus familiares e amigos e avalie se você se expressou de maneira menos sutil ou mais sutil. Em seguida, reflita: como eu poderia ter me expressado para suavizar o teor das minhas mensagens?

Se ao estudar eufemismo, você aprendeu que essa figura consiste em suavizar a informação, agora você conhecerá uma figura que consiste em fazer justamente o contrário: provocar o exagero de maneira intencional.

Quem nunca ficou esperando alguém por uma vida inteira na sorveteria? Quem nunca esteve com tanta fome ao ponto de dizer que comeria um cavalo? Quem nunca ouviu a mãe dizer que ela tinha avisado mais de um milhão de vezes? Pois é, todas essas expressões muito exageradas são hipérboles. Afinal, ninguém passa 80, 100 anos sentado em uma sorveteria esperando outra pessoa, muito menos come um cavalo no almoço.

O eufemismo tenta deixar a situação mais controlada, a hipérbole quer deixar mais intensa.

Veja o exemplo:

“Eu já estudei a tabuada mais de mil vezes e até agora não aprendi.”

Essa é uma situação clara onde a hipérbole é utilizada. O exagero foi o recurso utilizado para reforçar o fato de que provavelmente essa pessoa já tentou aprender a tabuada muitas vezes.

Preparado/a para mais um estudo sobre figuras de linguagem? Agora, você conhecerá mais uma figura de pensamento: a ironia, uma figura que você nunca deve ter usado…

ironia consiste em dizer ou escrever o contrário daquilo que se afirma.

Exemplo: Goiânia está tão fria, que, se um ovo cair no chão, ele frita imediatamente.

No exemplo acima, dá para notar que o que se quer dizer é o contrário, isto é, que a cidade está muito quente.

A última figura de pensamento dessa aula é a personificação. Ela é uma das figuras de pensamento que utilizamos quando queremos atribuir sentimentos, ações ou qualidades do ser humano aos seres irracionais.

Por exemplo:

“A lua me traiu, acreditei que era para valer.”

A lua é um satélite natural do Sistema Solar. Um corpo celeste. Ela não pode “trair” as pessoas porque somente os seres humanos têm condições de fazer isso. A lua está sendo utilizada de forma simbólica para se referir a outra situação.

Veja outro exemplo:

O dia acordou feliz.

Segundo o exemplo, a característica de “acordar feliz” é uma característica humana, que, nesse caso, está atribuída ao dia (substantivo inanimado).

Agora, para verificar o aprendizado desse objeto do conhecimento, realize as atividades a seguir.

Atividade

Questão 1 – Agora que você está “fera” nesse assunto de figuras de pensamento (sem ironias), faça a seguinte atividade:

1º passo: Explique o significado de ironia aos seus familiares.

2º passo: Em seguida, peça a eles para reproduzirem frases irônicas a você.

3º passo: Anote essas frases em seu caderno de Língua Portuguesa.

4º passo: Explique onde está a ironia em cada uma das frases que você anotou.

Questão 2 – Marque a alternativa que apresenta uma hipérbole:

“Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí, pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor.”

“Se a lenda dessa paixão faz sorrir ou faz chorar, o coração é quem sabe.”

“Esse turu turu turu aqui dentro, que faz turu turu quando você passa.”

Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos.https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/figura-de-linguagem.htm
Habilidade (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.