You are currently viewing Língua Portuguesa – O gênero discursivo editorial

Língua Portuguesa – O gênero discursivo editorial

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Imagem 1. Disponível em: <Imagem de rawpixel.com no Freepik>

O editorial é um gênero textual presente nos jornais e revistas que representa a opinião da equipe editorial sobre assuntos relevantes da sociedade. Ele funciona como um espaço para expressar ideias, avaliações e posicionamentos a respeito de temas variados, impactando a opinião pública e promovendo debates construtivos. Nesse sentido, o editorial desempenha um papel importante na mídia, pois permite que uma equipe especializada em jornalismo analise e opine sobre questões que afetam a comunidade, fornecendo informações e incentivando a reflexão crítica dos leitores. Logo, contribui para a formação de opinião e o engajamento cívico.

A linguagem do editorial é objetiva, argumentativa e persuasiva. Nesse texto, impera o emprego da norma padrão da língua. O seu objetivo é convencer o leitor sobre um ponto de vista específico, utilizando argumentos consistentes e estratégias de persuasão. A imparcialidade e a clareza são essenciais para apresentar um posicionamento bem fundamentado.

Geralmente, o editorial é estruturado em três partes essenciais: a apresentação do tema ou situação em discussão; a exposição dos argumentos que fundamentam a opinião, com análises, dados e justificativas; a recapitulação da ideia principal e proposta de ação ou reflexão para os leitores.

Orientações para a produção de um editorial

Objetividade: Apresente os fatos de maneira imparcial e baseie-se em dados verídicos.

Argumentação Coerente: Utilize argumentos lógicos e consistentes para sustentar seu ponto de vista.

Respeito às Opiniões Contrárias: Apresente o posicionamento sem desrespeitar visões divergentes.

Clareza e Precisão: Utilize uma linguagem acessível e direta para transmitir a mensagem.

Proposta de Solução ou Reflexão: Finalize com uma proposta de ação ou convite à reflexão para os leitores.

Leia o texto para responder às questões.

Tecnologia na Educação: um caminho para a inclusão

A inserção crescente da tecnologia na educação gera debates intensos. Se bem aplicada, pode ser uma ferramenta valiosa para igualar oportunidades educacionais. No entanto, sua distribuição desigual pode acentuar diferenças socioeconômicas.

A tecnologia oferece acesso à informação e aprendizado personalizado, mas sua mera introdução nas salas de aula não garante uma educação inclusiva. É crucial fornecer acesso igualitário a recursos tecnológicos, treinamento para professores e políticas educacionais justas.

Devemos implementar a tecnologia de maneira equitativa, pensando no impacto de seu uso. O equilíbrio é essencial para evitar dependência excessiva e impactos negativos, como a diminuição da interação social.

Integrar a tecnologia na educação requer uma abordagem cuidadosa. Precisamos aproveitar seu potencial transformador, mas também enfrentar desafios, garantindo que seu uso contribua para uma educação verdadeiramente inclusiva.

Elaborado pela equipe NEC/SME – Goiânia.

QUESTÃO 1

Releia o seguinte trecho do editorial:

Qual é a função da conjunção “mas” no fragmento de texto acima?

(A) Estabelecer uma comparação entre a informação e a aprendizagem.

(B) Introduzir uma ideia contrária à anterior.

(C) Sugerir uma consequência direta do acesso à informação.

(D) Reforçar a importância da tecnologia na educação.

QUESTÃO 2

O texto explica que a tecnologia na educação deve ser implementada de maneira equitativa, visando o equilíbrio e evitando impactos negativos. Que ou quais impactos negativos o texto cita?

(A) A diminuição da interação social.

(B) Gera debates intensos.

(C) Abordagem cuidadosa.

(D) A implementação não inclusiva.

QUESTÃO 3

De acordo com o texto, “integrar a tecnologia na educação requer uma abordagem cuidadosa”. Na sua opinião, como a tecnologia na educação pode ser implementada de maneira inclusiva? Aponte possibilidades.

QUESTÃO 4

Imagine que você seja redator de uma revista de grande circulação em sua cidade e foi convidado(a) para escrever o editorial da próxima edição. O tema do editorial é “o uso das redes sociais por adolescentes”. Lembre-se de utilizar a norma padrão da língua com objetividade e clareza, argumentação coerente, levando em conta opiniões contrárias, e a proposição de uma solução ou reflexão. Se julgar necessário, faça pesquisas em sites confiáveis da internet sobre o tema. Dê um título para o seu editorial.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF89LP03-A) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, comentários, posts de blogs e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.).
(EF69LP16-B) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2023.