Skip to content
Sobre o Portal
Educação Infantil
Propostas de Atividades
Práticas em rede
Ensino Fundamental
Eja
Propostas Didáticas
Midiateca
Menu
Fechar
Sobre o Portal
Educação Infantil
Propostas de Atividades
Práticas em rede
Ensino Fundamental
Eja
Propostas Didáticas
Midiateca
Ética e Cidadania
Início
>
Ensino Fundamental
>
Ciclo da Adolescência HI
>
Ética e Cidadania
Voltar
Língua Portuguesa – Produção de Texto em Rede: gênero memória literária
Língua Portuguesa – Produção de Texto em Rede: gênero notícia
Língua Portuguesa – A interpretação de texto com auxílio de material gráfico diverso (Descritor 5)
Língua Portuguesa – A finalidade dos textos (Descritor 12)
Língua Portuguesa – A relação causa e consequência (Descritor 11)
Língua Portuguesa – Relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios (Descritor 15)
Língua Portuguesa – O gênero discursivo editorial
Língua Portuguesa – Formas de apropriação textual
Língua Portuguesa – Efeitos de sentido em decorrência de recursos ortográficos ou morfossintáticos (Descritor 19)
Língua Portuguesa – Efeitos de sentido em decorrência da pontuação e outras notações (Descritor 17)
Língua Portuguesa – Marcas linguísticas que caracterizam os personagens do texto (Descritor 13)
Língua Portuguesa – A narrativa e seus conflitos (Descritor 10)
Língua Portuguesa – Relacionando partes de um texto (Descritor 2)
Língua Portuguesa – A escolha das palavras e seus efeitos de sentido (Descritor 18)
Língua Portuguesa – Descritor 3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
HISTÓRIA – DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
Língua Portuguesa – D6- Identificar o tema central de um texto
Língua Portuguesa – A relação entre a tese e os argumentos (Descritor 8)
Língua Portuguesa – Descritor 7 – Identificar a tese de um texto
Língua Portuguesa – Mesmo assunto, opiniões diferentes (Descritor 21)
Língua Portuguesa – Descritor 14 – Distinguir fato da opinião relativa a esse fato
Língua Portuguesa – O gênero discursivo vlog
Língua Portuguesa – As orações coordenadas
Língua Portuguesa – Como argumentar bem em um debate?
Língua Portuguesa – Como fazer um artigo de opinião?
Língua Portuguesa – O gênero discursivo meme
LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNERO TEXTUAL – DIÁLOGO
Língua Portuguesa – Lendas
Língua Portuguesa – Recursos de coesão sequencial
GEOGRAFIA: REGRAS PARA UM BOM CONVÍVIO
Língua Portuguesa – Recursos expressivos sonoros: aliteração e assonância
Língua Portuguesa – O recorte temático e a construção do roteiro de uma entrevista
HISTÓRIA – DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS
Língua Portuguesa – A força do argumento
Língua Portuguesa – A norma-padrão e as variedades linguísticas
Língua Portuguesa – Os modalizadores discursivos
Língua Portuguesa – A intertextualidade: paródia, citação e paráfrase
Língua Portuguesa – Tessitura textual e efeitos de sentido
Língua Portuguesa – A impessoalidade em textos argumentativos
Língua Portuguesa – O gênero podcast
Língua Portuguesa – Planejando a escrita de um artigo de divulgação científica
Língua Portuguesa – Opinar e argumentar é só começar
LÍNGUA PORTUGUESA – ESCRITA COMPARTILHADA: FÁBULAS
Língua Portuguesa – O texto literário e o clube de leitura
Língua Portuguesa – Análise de fragmento de texto: o artigo de divulgação científica
Língua Portuguesa – Revisando figuras de linguagem
Língua Portuguesa – Entre fatos e opiniões
Língua Portuguesa – Progressão textual
Língua Portuguesa – Articulando linguagens
Língua Portuguesa – Gêneros propositivos reivindicatórios
Língua Portuguesa – Textos de divulgação científica
1
2
3
Próximo »