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Língua Portuguesa – Mesmo assunto, opiniões diferentes (Descritor 21)

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Happy couple connecting heart pieces together. Puzzle, happiness, pair flat vector illustration. Relationship and love concept for banner, website design or landing web page – Imagem 1: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/casal-feliz-conectando-pedacos-de-coracao_13683470.htm#query=amor%20e%20opini%C3%A3o&position=27&from_view=search&track=ais> Acesso em: 29, set. 2023

Você já compreende que existem opiniões diferentes para um mesmo fato. É por isso que dois ou mais textos que abordam o mesmo tema podem ser investigados, comparados, confrontados para identificar pontos de vista em que eles divergem e que concordam, por exemplo. 

A opinião é um um julgamento de valor, uma maneira de pensar, um ponto de vista de alguém em relação a algo. 

Ao ler e comparar textos, é importante observar a ideia presente em cada um para, então, fazer relações entre eles. Observe um exemplo a partir das duas letras de música que abordam a temática da desilusão amorosa e término de relacionamento.

Texto 1 – De Quem É A Culpa?

[…]

E o que vai ser de mim

E o meu assunto que não muda?

Minha cabeça não ajuda

Loucura, tortura

E que se dane a minha postura

Se eu mudei, você não viu

Eu só queria ter você por perto

Mas você sumiu

É tipo um vício que não tem mais cura

E agora, de quem é a culpa?

A culpa é sua por ter esse sorriso

Ou a culpa é minha por me apaixonar por ele?

Só isso

Não finja que eu não ‘to falando com você

Eu ‘to parado no meio da rua

Eu ‘to entrando no meio dos carros

Sem você a vida não continua

[…]

Compositores: Juliano Goncalves Soares / Marília Mendonça Dias

Letra de De Quem É A Culpa? © Abramus, BMG Rights Management. In: Marília Mendonça. Realidade. Som Livre, 2017, faixa 7, 3’22’’.

Texto 2 – Foi Pá Pum

É claro que pra mim doeu

No lugar de um “eu te amo”

Ouvir da tua boca me dizendo adeus

E sem contar no medo que deu

De não arrumar ninguém

E de ficar refém do que nem é mais meu

Achei que ia morrer de amor

Que não ia superar ser ex

Achei que meu mundo acabou

Mas eu só achei

Esquecer você não deu trabalho nenhum

Foi um beijo na boca, um amasso bem dado

E acabou, foi pá pum

Foi pá pum

E o jogo virou, pá pum

Coração superou, pá pum

Não ‘tá mais aqui quem sofria de amor

[…]

Compositores: Daniel Caon / Juan Marcus

Letra de Foi pá pum © Abramus, Warner Chappell Music, Inc In: Simone e Simária. Debaixo do meu telhado. Universal Music Ltda / S&S Gravações, 2021, faixa 1, 3’03’’.

Observe que os dois textos versam sobre temática semelhante, mas com abordagem diferente. Enquanto na letra da música “De Quem É A Culpa” (texto 1) o eu lírico se mostra desesperado com o término da relação amorosa, perdido, pouco se importando consigo, como é possível ver nos versos “E o que vai ser de mim?”, “E que se dane a minha postura”, “Eu só queria ter você por perto”, chegando a não ver sentido em sua vida “Eu tô entrando no meio dos carros | Sem você a vida não continua”.

Na letra da música “Foi Pá Pum” (texto 2), o eu lírico não demonstra dependência amorosa em relação ao ser amado. Ele até considera que “Achei que ia morrer de amor” e “Que não ia superar se ex”, mas, em seguida, constata que “Eu só achei”, e ainda manda recado para o ex-amor: “Esquecer você não deu trabalho nenhum”, “foi pá pum”, “Coração superou”, “Não ‘tá mais aqui quem sofria de amor”. 

Podemos comprovar, portanto, que as duas canções tratam de um mesmo assunto, mas com opiniões diferentes em relação a ele.

 Para tecer a análises, como a apresentada acima, e distinguir opiniões diferentes para o mesmo assunto é importante:

Ler atentamente o texto: o primeiro passo para identificar e avaliar teses, opiniões e posicionamentos em um texto é realizar uma leitura atenta do texto em questão. Isso envolve compreender o contexto, o autor, a audiência e o propósito do texto.

Identificar o assunto/tema e a tese central: o assunto é a temática mais ampla, é sobre o que o texto aborda. A tese central é a ideia principal que o autor defende no texto em relação ao assunto dele. 

Localizar opiniões e posicionamentos explícitos: opiniões e posicionamentos explícitos são aqueles que o autor declara claramente ao longo do texto. Eles podem estar em parágrafos específicos ou dispersos por todo o texto, no caso do texto poético, em estrofes e versos.

Identificar opiniões e posicionamentos implícitos: nem sempre o autor expressa suas opiniões de forma explícita. Muitas vezes, é necessário inferir o posicionamento do autor com base em suas escolhas de palavras, exemplos, contexto e outras frases apresentadas no texto.

Analisar as evidências: depois de identificar as opiniões e posicionamentos explícitos e implícitos, é preciso analisá-los. Comparar os textos: com a análise de cada texto feita, é preciso comparar os textos, verificando se falam do mesmo assunto e as opiniões relativas a eles concordam ou divergem entre si, por exemplo.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Portal Conexão Escola – Videoaula 2 – Língua Portuguesa – D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mai … – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oZEZoMXJR5E&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=3&ab_channel=PortalConex%C3%A3oEscola> Acesso em: 18, set. 2023

Responda às questões a seguir.

Leia os dois textos para responder às questões.

Texto 1Todas As Cartas De Amor São Ridículas

Todas as cartas de amor são
Ridículas.

Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas. 

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas).

                                          Álvaro de Campos. 

PESSOA, Fernando/CAMPOS, Álvaro de. Poemas de Álvaro de Campos. Domínio Público.

Texto 2 – Amor I Love You

Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver

Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passeei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
É o espelho sem razão
Quer amor, fique aqui

Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu gostar de você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver

Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passeei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
É o espelho sem razão
Quer amor, fique aqui

Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor que está aqui

Amor, I love you

Amor, I love you

Amor, I love you

Amor, I love you

Tinha suspirado
Tinha beijado o papel devotamente!
Era a primeira vez que lhe escreviam
Aquelas sentimentalidades

E o seu orgulho dilatava-se
Ao calor amoroso que saía delas
Como um corpo ressequido
Que se estira num banho tépido

Sentia um acréscimo de estima por si mesma
E parecia-lhe que entrava
Enfim, numa existência
Superiormente interessante

Onde cada hora tinha o seu encanto diferente
Cada passo conduzia a um êxtase
E a alma se cobria
De um luxo radioso de sensações!

Amor, I love you
Amor, I love you
Amor, I love you
Amor, I love you 

Composição: Carlinhos Brown / Marisa Monte.  In: Marisa Monte. Memórias, Crônicas e Declarações de Amor. Phonomotor Records/EMI, 2000, faixa 1, 3’12’’

QUESTÃO 1

No texto 1, o poema de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, em suas primeiras estrofes, parece criticar todas as cartas de amor. Assinale a alternativa que apresenta a estrofe que muda essa percepção.

(A) Todas as cartas de amor são | Ridículas. | Não seriam cartas de amor se não  fossem | Ridículas. 

(B) Também escrevi em meu tempo cartas de amor, | Como as outras, | Ridículas.

(C) As cartas de amor, se há amor, | Têm de ser | Ridículas.

(C) Mas, afinal, Só as criaturas que nunca escreveram | Cartas de amor | É que são | Ridículas.

QUESTÃO 2

No texto 2, a canção de Marisa Monte apresenta um eu lírico dirigindo-se ao ser amado. Em que estado amoroso o eu lírico se encontra? Comprove sua resposta apresentando trechos do texto como exemplo.

QUESTÃO 3

O poema de Álvaro de Campos (texto 1) fala sobre as cartas de amor. Embora a canção Amor I Love You (texto 2) não fale de maneira central das cartas de amor, no decorrer do texto notamos que menciona-se alguém que recebe uma. Assinale a alternativa que introduz esse fato somado à ação de quem a recebe.

(A) Tinha suspirado | Tinha beijado o papel devotamente! | Era a primeira vez que lhe escreviam | Aquelas sentimentalidades 

(B) E o seu orgulho dilatava-se | Ao calor amoroso que saía delas | Como um corpo ressequido | Que se estira num banho tépido

(C) Sentia um acréscimo de estima por si mesma | E parecia-lhe que entrava |
Enfim, numa existência | Superiormente interessante

(D) Onde cada hora tinha o seu encanto diferente  | Cada passo conduzia a um êxtase | E a alma se cobria | De um luxo radioso de sensações!

QUESTÃO 4

Releia o seguinte trecho do texto 1:

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas).

(A) Que conclusão o eu lírico chega a respeito das cartas de amor?

(B) As cartas de amor apresentam um tom confessional a respeito do sentimento de quem as escreve. No texto 2, o eu lírico também faz confissões de seu sentimento amoroso, mas isso acontece de uma forma diferente. Como o eu lírico confessa seu amor pelo ser amado?


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (comentário, artigo de opinião etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023