You are currently viewing Língua Portuguesa – A finalidade dos textos (Descritor 12)

Língua Portuguesa – A finalidade dos textos (Descritor 12)

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Com certeza, você compreende que todo texto tem uma função social, uma intencionalidade, um objetivo comunicativo.

A função social do texto está relacionada ao seu valor, seu significado dentro da sociedade. Por exemplo, informar, convencer, advertir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar, narrar um acontecimento, persuadir alguém, etc.

Alguns textos recebem mais prestígio social que outros a depender do contexto que estão inseridos. Por exemplo, em uma consulta médica, uma prescrição médica podem ter um prestígio maior que uma receita de bolo para um determinado grupo de pessoas.

No caso da prescrição médica e na receita, cada uma delas tem uma intencionalidade diferente. A intencionalidade do texto é seu objetivo. Enquanto a prescrição médica traz orientações de um médico para o paciente sobre como fazer um tratamento de saúde, a receita de bolo tem o objetivo de ensinar alguém a fazer um bolo.

Então, lembre-se: o entendimento bem sucedido de um texto depende, também, da identificação das intenções pretendidas por esse texto.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Videoaula 14 – Língua Portuguesa – D12 – Identificar a finalidade de textos de diferen…. – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=opnMj6QsKWs&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=15> Acesso em: 22, dez. 2023

Leia o texto e responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Mutirão de Goiânia disponibiliza mais de 800 exames de ultrassonografia, ecocardiograma, risco cirúrgico, eletrocardiograma e Doppler

quinta-feira, 14 setembro 2023, 17:29

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai ofertar 848 vagas para exames no Mutirão que será realizado neste final de semana, na Região Noroeste. Entre os exames disponibilizados na estrutura montada na Praça da Feira do Setor Morada do Sol estão ultrassonografias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, doppler de carótidas, doppler de membros inferiores e avaliação de risco cirúrgico.

[…]

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/mutirao-de-goiania-disponibiliza-mais-de-800-exames-de-ultrassonografia-ecocardiograma-risco-cirurgico-eletrocardiograma-e-doppler/> Acesso em: 08, dez. 2023

Ao escrever este texto, o autor teve como objetivo

(A) dar um estudo elaborado sobre saúde.

(B) trazer diversão ao leitor.

(C) ensinar sobre saúde pública.

(D) noticiar um mutirão para a comunidade.

QUESTÃO 2

Leia o seguinte cartaz.

Elaborado pela equipe NEC/SME-GO, no Canva, para fins didáticos.

O cartaz acima faz parte do contexto escolar. Após a leitura do texto, pode-se depreender que sua finalidade é:

(A) contar uma história.

(B) comunicar o retorno às aulas.

(C) fazer amizade com as famílias.

(D) matar a saudade dos estudantes.

QUESTÃO 3

O seguinte quadro possui uma série de gêneros discursivos que você, certamente, conhece. Escolha três gêneros do quadro para explicar qual é a finalidade de cada um deles.

Elaborado pela equipe NEC/SME-GO, no Canva, para fins didáticos.

QUESTÃO 4

Alguns textos são dotados de maior prestígio social que outros. Na sua opinião, por que essa predileção acontece?

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF89LP02-B) Comparar textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023