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Língua Portuguesa – A relação entre a tese e os argumentos (Descritor 8)

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Você já sabe o que é tese é o ponto de vista central de um texto, certo? Expor uma tese exige do autor do texto a apresentação de argumentos que a fundamentam. Ou seja, os argumentos têm o objetivo de comprovar a tese de um texto.

Para identificar os argumentos utilizados pelo autor na construção de um texto argumentativo, é importante reconhecer o ponto de vista que está sendo defendido e relacioná-lo com os argumentos usados para sustentá-lo.

Para realizar essa tarefa de forma eficaz, é necessário seguir alguns passos que ajudarão o leitor a identificar e relacionar os argumentos com o ponto de vista defendido pelo autor. Aqui estão algumas orientações para essa análise:

Leia o texto e identifique sua tese: comece lendo o texto cuidadosamente para compreender a ideia central e o ponto de vista do autor. Isso proporcionará uma base sólida para a identificação dos argumentos.

Encontre os argumentos e seus exemplos: procure por argumentos que sustentem a tese do autor. Esses argumentos são frequentemente apresentados como declarações de apoio à ideia central e podem ser encontrados ao longo do texto com exemplos. 

Relacione os argumentos à tese e os avalie: organize os argumentos em categorias ou tipos, como argumentos de autoridade (baseados na expertise de alguém), argumentos de causa e efeito, argumentos de comparação, entre outros. Isso ajudará a entender melhor como o autor está construindo sua argumentação. Em seguida, avalie se os argumentos estão, de fato, a serviço do texto e de sua ideia central. Verifique também se não há contradições ou falhas na argumentação.

Forme sua própria opinião: depois de identificar os argumentos e entender o ponto de vista do autor, avalie criticamente a argumentação e forme sua própria opinião. Isso permite que você se envolva de forma mais eficaz com o texto.

Ao seguir esses passos, é possível aprimorar sua capacidade de identificar, analisar e avaliar os argumentos em textos argumentativos, o que contribui para uma leitura mais crítica do texto.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

https://www.youtube.com/watch?v=_PwAg8iomD0&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=4&ab_channel=PortalConex%C3%A3oEscola
Portal Conexão Escola – Videoaula 4 – Língua Portuguesa – D8 -Estabelecer relação entre a tese e os argumentos o… – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_PwAg8iomD0&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=4&ab_channel=PortalConex%C3%A3oEscola> Acesso em: 29, set. 2023

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Leia o texto a seguir:

O combate ao preconceito é um imperativo moral e social que deve ser abraçado por todos. O preconceito, seja ele racial, étnico, de gênero, orientação sexual, ou qualquer outra forma, perpetua desigualdades e prejudica a harmonia da sociedade. Não podemos permitir que estereótipos e julgamentos infundados determinem a forma como tratamos nossos semelhantes. 

É responsabilidade de cada indivíduo questionar suas próprias crenças e preconceitos, bem como educar-se sobre as experiências e perspectivas dos outros. Somente através de uma mentalidade de aceitação e igualdade, podemos criar um mundo mais justo e inclusivo para todos. O combate ao preconceito não é apenas uma questão de justiça, mas também de construir um futuro melhor para as gerações vindouras, onde a diversidade seja celebrada e respeitada em sua totalidade.

Que argumento o texto apresenta para reforçar a ideia de que o combate ao preconceito deve ser abraçado por todos?

(A) O preconceito perpetua desigualdades e prejudica a harmonia da sociedade.

(B) O combate ao preconceito não é apenas uma questão de justiça.

(C) A diversidade deve ser celebrada e respeitada em sua totalidade.

(D) Esse combate é um imperativo moral e social.

QUESTÃO 2

Leia o texto.

Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, educar os filhos sobre o uso responsável da tecnologia é essencial para seu desenvolvimento saudável e bem-estar. Hoje, mais do que nunca, as crianças têm acesso fácil e constante a dispositivos tecnológicos, como smartphones, tablets e computadores. Embora a tecnologia possa ser uma ferramenta valiosa para o aprendizado e a comunicação, também apresenta desafios significativos quando não é usada com responsabilidade. Portanto, é crucial que os pais assumam a responsabilidade de educar seus filhos sobre o uso adequado da tecnologia desde cedo.

Qual é o contra-argumento apresentado no texto em relação a preciosidade da tecnologia para o aprendizado e a comunicação?

(A) Educar os filhos sobre o uso responsável da tecnologia é essencial para o bem-estar.

(B) As crianças têm acesso fácil e constante a dispositivos tecnológicos, como tablets e computadores.

(C) Ela apresenta desafios significativos quando não é usada com responsabilidade.

(D) É crucial que os pais assumam a responsabilidade de educar seus filhos.

QUESTÃO 3

Leia o texto abaixo.

Com a ascensão constante das inovações tecnológicas, surge a necessidade de explorar de maneira crítica e responsável como a tecnologia pode ser aplicada no ambiente escolar. A tecnologia na escola oferece inúmeras oportunidades para melhorar a qualidade da educação. Plataformas de ensino online, recursos multimídia e aplicativos educacionais têm o potencial de tornar o aprendizado mais interativo, envolvente e personalizado. 

No entanto, a implementação da tecnologia na escola não está isenta de desafios. É essencial abordar preocupações sobre privacidade dos alunos, segurança cibernética e equidade no acesso à tecnologia. Além disso, é importante evitar a substituição completa dos métodos de ensino tradicionais pela tecnologia, pois a interação humana continua sendo fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos.

De acordo com o texto, quais suportes tecnológicos podem tornar o aprendizado mais interativo e envolvente?

QUESTÃO 4

Leia o texto.

   A acessibilidade no Brasil é um direito fundamental que deve ser promovido e garantido a todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. A acessibilidade é um conceito que vai muito além da simples adaptação de espaços físicos para pessoas com deficiência. Trata-se de uma questão de equidade e inclusão, que visa assegurar que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades e acesso aos recursos disponíveis em nossa sociedade.

   Um dos principais argumentos para a promoção da acessibilidade no Brasil é o cumprimento da legislação vigente, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que estabelece diretrizes e normas para garantir a igualdade de direitos e oportunidades às pessoas com deficiência. O cumprimento dessa legislação não apenas é uma obrigação legal, mas também uma demonstração do compromisso do país com os princípios da igualdade e da dignidade humana.

No texto, há uma citação de um argumento de autoridade. Cite que argumento é esse.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário etc.), manifestando concordância ou discordância.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023