You are currently viewing Língua Portuguesa – Descritor 7 – Identificar a tese de um texto

Língua Portuguesa – Descritor 7 – Identificar a tese de um texto

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Você sabe o que é uma tese?

Utilizamos bastante o conceito de tese na produção de textos dissertativos, aqueles textos em que o autor escreve sobre um assunto específico, mobilizando argumentos para convencer o leitor de seu ponto de vista. A tese é justamente esse ponto de vista do autor sobre um assunto. E mais, é o ponto de vista principal de um texto.

A exposição da tese constitui uma estratégia discursiva do autor para mostrar a relevância ou consistência de sua opinião e, assim, ganhar a adesão do leitor pela adoção do mesmo conjunto de conclusões, ou seja, convencer o leitor de seu ponto de vista.

Geralmente, a tese pode ser identificada no primeiro parágrafo do texto e vem acompanhada do assunto do texto. Por isso, é importante distinguir a tese do assunto/tema. 

Veja um exemplo:

Apesar dos avanços registrados ao longo das últimas décadas, ainda enfrentamos desafios significativos em relação ao saneamento básico no Brasil. A falta de acesso a serviços básicos como água potável e esgoto tratado persiste em diversas regiões do país, prejudicando a saúde, o meio ambiente e a dignidade das pessoas.Para superar essa situação, é essencial que o Estado, em conjunto com a iniciativa privada e a sociedade civil, invista em infraestrutura e políticas públicas que promovam a universalização do saneamento básico. 

No exemplo acima, logo na primeira sentença, é possível destacar que “ainda enfrentamos desafios significativos em relação ao saneamento básico no Brasil”. Temos aqui o tema e a tese do texto, que não aparecem nessa ordem direta. Observe que o tema do texto é a questão do saneamento básico no Brasil, enquanto a tese firmada é que ainda enfrentamos desafios significativos em relação a ele. No exemplo, a tese do texto antecede o tema. Por isso, é preciso atentar-se à disposição das frases no texto e das ideias que vão sendo construídas ao longo dele. 

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Portal Conexão Escola – Videoaula 3 – Língua Portuguesa D7 – Identificar a tese de um texto – 9º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=soTnvsnezxI&list=PLxRkqxlT0AC3bJO8JvdFPSPxQGew3NMjE&index=3&ab_channel=PortalConex%C3%A3oEscola> Acesso em: 22, set. 2023

Responda às questões a seguir.

Leia o texto a seguir para responder às questões 1 e 2.

Queimadas no cerrado brasileiro: um desafio ambiental urgente

As queimadas no cerrado brasileiro representam um desafio ambiental de magnitude alarmante e é crucial adotar medidas urgentes para combater esse problema e proteger esse ecossistema único e precioso. Esse bioma, conhecido por sua riqueza em biodiversidade e sua importância na regulação climática, tem enfrentado um aumento devastador no número de incêndios nos últimos anos. 

Essas queimadas não apenas causam danos irreparáveis à flora e fauna locais, mas também liberam grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para as mudanças climáticas globais. Para combater esse problema complexo, é necessário adotar medidas urgentes, como o fortalecimento das políticas de prevenção e combate a incêndios, o engajamento da sociedade na conservação do cerrado e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis que reduzam a pressão sobre esse ecossistema único e precioso. A proteção do cerrado não é apenas uma questão ambiental, mas também uma questão de sobrevivência para o nosso planeta e para as futuras gerações.

Elaborado pela Equipe do NEC/SME

QUESTÃO 1

O tema do texto é:

(A) o cerrado brasileiro.

(B) as queimadas no cerrado brasileiro.

(C) a biodiversidade.

(D) a regulação climática.

QUESTÃO 2

A tese do texto é:

(A) As queimadas no cerrado brasileiro representam um desafio ambiental de magnitude alarmante e é crucial adotar medidas urgentes para combater esse problema e proteger esse ecossistema.

(B) Esse bioma, conhecido por sua riqueza em biodiversidade e sua importância na regulação climática, tem enfrentado um aumento devastador no número de incêndios nos últimos anos. 

(C) Essas queimadas não apenas causam danos irreparáveis à flora e fauna locais, mas também liberam grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para as mudanças climáticas globais.

(D) A proteção do cerrado não é apenas uma questão ambiental, mas também uma questão de sobrevivência para o nosso planeta e para as futuras gerações.

QUESTÃO 3

Leia o texto abaixo e, em seguida, diga qual é o seu tema e a sua tese.

Com a ascensão constante das inovações tecnológicas, surge a necessidade de explorar de maneira crítica e responsável como a tecnologia pode ser aplicada no ambiente escolar. A tecnologia na escola oferece inúmeras oportunidades para melhorar a qualidade da educação. Plataformas de ensino online, recursos multimídia e aplicativos educacionais têm o potencial de tornar o aprendizado mais interativo, envolvente e personalizado. 

No entanto, a implementação da tecnologia na escola não está isenta de desafios. É essencial abordar preocupações sobre privacidade dos alunos, segurança cibernética e equidade no acesso à tecnologia. Além disso, é importante evitar a substituição completa dos métodos de ensino tradicionais pela tecnologia, pois a interação humana continua sendo fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos.

Elaborado pela Equipe do NEC/SME

QUESTÃO 4

Você já sabe que a tese é um ponto de vista de uma determinada pessoa sobre um tema. Pensando nos seguintes temas para discussão e produção de texto, apresente uma tese para cada tema apresentado.

(A) A importância da leitura na escola.

(B) Os agrotóxicos na poluição das águas.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (comentário, artigo de opinião etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023