Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos da rede municipal realizam provas do Saeb

Alunos da rede municipal realizam provas do Saeb

Criado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 12h42 | Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 12h42 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Provas começaram a ser aplicadas no dia 4 e vão até o dia 14 de novembro. Educação municipal obteve bons resultados na última avaliação, demonstrando melhora no ensino público da capital

volta as aulasA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), realiza a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 a seus alunos no período de 4 de novembro a 14 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pelo exame, do qual participam 73 mil escolas de todo o país. Ao todo, 7 milhões de estudantes da educação básica, de 244 mil turmas, fazem a prova.

O Saeb é aplicado a cada dois anos e permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O exame também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.

Crescimento
Os números alcançados em 2017 colocam Goiânia em patamar de crescimento acima da média para o ensino público municipal, visto que superou as metas projetadas pelo MEC para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Na última avaliação, 82 escolas municipais alcançaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A análise dos dados demonstra que 72% das instituições alcançaram o índice projetado nas metas para aquele ano. O crescimento da educação municipal de Goiânia é resultado de investimentos em formação continuada, planejamento pedagógico, valorização dos profissionais e reestruturação física das escolas.

Na edição de 2019, o Inep implementa algumas inovações na realização do Saeb: uma amostra de estudantes do 9º ano de escolas públicas realizam testes de ciências da natureza e ciências humanas. Alunos do 2º ano do ensino fundamental, que também participarão do Saeb pela primeira vez, de forma amostral.

As avaliações de Português e Matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental do Município. O Ideb é um indicador educacional que considera informações de rendimento escolar, taxa de aprovação e desempenho em exames padronizados nacionalmente, como a Prova Brasil e o Saeb.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte com informações do Inep