Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Formação > Neabi > Neabi - Quem somos
Início do conteúdo da página

Quem somos

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 18h45 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 22h57 | Acessos: 471
imagem sem descrição.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas possui como objetivo implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Nessa mesma perspectiva, propõe a História e Cultura dos povos originários, nas unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Para a implementação do trabalho, o Núcleo promove, executa, acompanha e avalia as ações discriminadas em cronograma de trabalho, elaborado com base nos seguintes documentos orientadores da SME: a “Política de Ações Relativas ao Cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08” e a “Proposta de Planificação das Ações para orientar, acompanhar, formar e intensificar a atuação nas unidades educacionais da SME”. Utilizou-se, também, como subsidio o “Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Organizado por eixos, o cronograma de trabalho apresenta ações a curto, médio e a longo prazo discriminados nos seguintes pontos: 1, fortalecimento do marco legal; 2, política de formação dos gestores e profissionais; 3, política de material didático e paradidático de educação; 4, gestão democrática e mecanismo de participação social; 5, avaliação e monitoramento; 6, condições institucionais. Assim, a SME, por meio do NEABI, propõe contribuir para a construção de uma sociedade com equidade social, sem racismo, preconceito e discriminação, bem como para o convívio respeitoso e ético entre os povos e culturas que compõem a sociedade brasileira.

O NEABI é composto por representantes das Gerências da Diretoria Pedagógica da SME, formada pelas Gerências: Desporto Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Fundamental; Educação Infantil; Formação dos Profissionais da SME, de Inclusão, Diversidade e Cidadania, Gerência de Inovação e, Gerência de Captação e Projetos Especiais. Com os seus respectivos representantes: I- Gerência de Desporto Educacional – Samuel Ribeiro Zaratim II - Gerência de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos – Jefferson Acevedo III - Gerência de Educação Fundamental da Infância e da Adolescência - Carolina do Carmo Castro IV - Gerência de Educação Infantil - Thabyta Lopes Rego V - Gerência de Formação dos Profissionais da SME – Humberto Moreira Barros Filho, Inez Maria Milhome Viana, Warlúcia Pereira Guimarães VI - Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania - Euder Arrais Barretos e Caroline Lemes Feliciano VII - Gerência de Inovação, Captação e Projetos Especiais - Cleber de Sousa Carvalho e Renato Vieira Rodrigues.

Os Documentos Relacionados ao NEABI "QUEM SOMOS" estão relacionados no link abaixo:

DOCUMENTOS ERER SME

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página