Página inicial > Institucional > Notícias > SME orienta diretores e secretários sobre novo sistema de matrícula e gestão escolar

Criado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h54 | Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h54 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Encontro acontece durante todo o dia desta sexta-feira, 1º, no auditório da Irradiação Espírita Cristã. Período para cadastro antecipado teve início nesta manhã

reuniao cad prematA Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) iniciou nesta sexta-feira, 1º, as orientações para diretores, secretários e auxiliares de secretaria quanto ao funcionamento e logística do novo sistema de matrículas e gestão escolar. O encontro acontece durante todo o dia, no auditório da Irradiação Espírita Cristã.

Como já acontecia no ano anterior, não haverá atendimento presencial na sede da SME em relação às matrículas. O auxílio para os pais será por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), da própria instituição que se dispuser a ajudar e por meio do atendimento por telefone, da Gerência de Tecnologia Educacional (Gertec). O auxílio não é quanto a confecção do cadastro ou matrícula, mas sim ao atendimento com dúvidas suscitadas.

Foram orientados, também, quanto aos períodos e processos de renovação de matrículas e transferências. A renovação de matrículas é um processo interno, realizado na própria instituição. O responsável deve preencher formulário manifestando interesse em manter a criança na rede municipal. Posterior a esse preenchimento, a gestão da própria escola/Cmei entra no sistema interno online e renova a matrícula. O período para este processo é entre os dias 4 de novembro e 18 de novembro.

O processo de transferência entre escolas e de Cmei para escolas é feito pelo responsável por meio do site da Prefeitura e SME, no ícone de transferências, entre os dias 19 de novembro e 26 de novembro. É importante salientar que a possibilidade de transferência fica disponível o ano inteiro, porém o período referente é delimitado e acontece antes do período de matrícula de novatos pois os veteranos têm prioridade no acesso de vagas na rede. Passado esse período, o veterano que quiser realizar a transferência já concorre à vaga junto com os alunos novatos. Não há transferência entre Cmei. É imprescindível que o cadastro da criança esteja atualizado junto à instituição de origem, incluindo o número de CPF do educando.

Para a gerente de Planejamento e Gestão Educacional da SME, Maria Bernadete dos Santos, o momento é de apresentar e tirar dúvidas, inclusive sobre o novo sistema de gestão escolar. “É um momento no qual estamos apresentado o novo sistema para as instituições, tirando dúvidas, e mostrando que a busca desse novo sistema é um avanço da secretaria. Teremos diários online, o elenco total das crianças, para proporcionar maior facilidade para as escolas”, disse. Além do encontro para a orientação, os apoios educacionais da SME irão em cada unidade para atendimento individualizado.

Edma Soares, diretora da Escola Municipal Maria Araújo de Freitas, no Parque Atheneu, salientou a valia do encontro. “Essa formação é muito importante, pois abrange todos os servidores que trabalham diretamente com as matrículas, organização de documentos e recepção da comunidade. Uma vez que está mudando o sistema, é importante que todos participem”, contou. A unidade atende cerca de 310 alunos, de 6 a 11 anos, em período integral, e cerca de 100 educandos na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), no período noturno.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte

Foto: Aline Cavalcanti