Página inicial > Institucional > Notícias > Educação fecha mais de 4,6 mil atendimentos à população no Mutirão e Festival Esportivo

Criado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 18h15 | Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 18h15 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Estandes da Educação e Festival Esportivo integraram Mutirão da Região Noroeste em comemoração ao Dia das Crianças e 86 anos da capital

IMG 20191013 WA0032Educação municipal registra recorde de atendimento nas ações integradoras do Mutirão na Região Noroeste. Realizado nos dias 12 e 13 de outubro, no setor Morada do Sol, o evento que é a marca registrada do prefeito, Iris Rezende, reuniu ações diversificadas da pasta responsável pela Educação e Esporte Educacional. Em dois dias, a SME atendeu 4.621 pessoas em seus estandes do Mutirão e no Festival Esportivo, iniciativa que comemorou o Dia das Crianças e os 86 anos da capital.

A realização do Festival Esportivo no último domingo, 13, integrou o calendário de comemorações do aniversário de 86 anos da capital. O festival foi sediado no Clube do Povo, localizado na Vila Finsocial e, durante todo o dia, possibilitou que crianças e adultos assistissem, de forma gratuita, às competições. As disputas foram protagonizadas tanto por alunos da Iniciação Esportiva da SME quanto pela comunidade local.

Organizado pela Diretoria de Esportes da SME, o evento contou com a participação de 702 atletas de sete a 14 anos nas modalidades de natação, karatê e futebol. Entre as grandes campeãs, estão as Escolinhas de Iniciação Esportiva Parque Aquarius, Jardim Novo Mundo, Vila Redenção, Jardim das Aroeiras, Jardim do Cerrado e Parque dos Buritis. Segundo o secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, é a “possibilidade de socialização, companheirismo, competição saudável e superação de limites".

Por meio da Iniciação Esportiva, a SME oferece modalidades como natação, futebol, futsal, atletismo, musculação, ginástica funcional, basquete e voleibol para toda a comunidade goianiense nos turnos matutino, vespertino e noturno. As equipes de professores são divididas em nove polos, entre eles o próprio Clube do Povo. Interessados podem procurar qualquer um deles para inscrição na modalidade de sua preferência.

Recorde no Mutirão

400f700e 3843 40ed 93e5 5910cbd1d0a4No 29º Mutirão, a Educação contou com três espaços diferenciados, incluindo um exemplar das salas modulares instaladas em unidades da Rede Municipal. Nele, foram ministradas atividades pedagógicas que colocaram em prática as teorias sobre tecnologia e inovação em sala de aula. Mais de 400 crianças participaram das oficinas de balangandãs, figuras geométricas tridimensionais, jogo da velha, dobraduras e Merge Cube (aplicativo de celular que interage com o usuário).

Também foram prestados atendimentos para informações sobre a matrícula, destacando a obrigatoriedade do CPF e os novos procedimentos. O primeiro deles tem início no dia 01 de novembro, data em que será disponibilizado sistema para cadastro antecipado das crianças e responsáveis. Nos dias 03 e 17 de dezembro, iniciam os prazos para pré-matrícula no Ensino Fundamental e Educação Infantil, respectivamente.

Ainda, foram distribuídas mudas de hortaliças pelo projeto Horta Escolar: Circuito Reciclar é Legal. A iniciativa estimula a Educação Ambiental a partir da troca de materiais recicláveis por mudas de hortaliças. O projeto é desenvolvido pela Gerência do Programa de Alimentação Escolar (Gerpae) e tem 250 instituições cadastradas para este ano, incluindo escolas, Cmei e conveniadas. O programa ministra oficinas, palestras e plantio de mudas, estimulando a alimentação saudável nas unidades.

A coordenadora geral da regional Bretas, Abigail Linhares esteve à frente da organização das ações trazidas para o estande. Segundo ela, “as crianças participam aprendendo e se divertindo, trabalhando a motricidade. Nosso objetivo foi mostrar para as crianças que aprender é prazeroso”.

Texto: Adriene Bastos, Luciana Gomides e Núbia Alves
Fotos: Luane Dourado e Luiz Fernando Hidalgo