Página inicial > Institucional > Notícias > Educação promove atividades lúdicas e de inovação no Mutirão

Educação promove atividades lúdicas e de inovação no Mutirão

Criado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 10h16 | Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 10h16 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Crianças se divertem participando de oficinas pedagógicas e unidades educacionais recebem benefícios do Escola Viva

mutirão 29A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) integra a programação de mais um Mutirão da Prefeitura de Goiânia, neste fim de semana. Na manhã deste sábado, 12/10, cerca de 400 crianças participaram das oficinas de balangandãs, figuras geométricas tridimensionais, jogo da velha, dobraduras e Merge Cube oferecidas pela pasta na tenda montada na Praça da Feira do Setor Morada do Sol.

A comunidade contou com a ação do Projeto Horta Escolar: Circuito Reciclar é Legal, que possibilitou a troca de materiais recicláveis por mais de duas mil mudas de hortaliças. Além disso, o espaço da SME também ofereceu oficinas e brincadeiras pedagógicas com uso de tecnologia e materiais recicláveis para as crianças.

A coordenadora geral da regional Bretas, Abigail Linhares conta como as atividades divertidas e inovadoras foram pensadas especialmente para o dia das crianças: “Aqui eles montam os brinquedos e levam para casa. Nosso objetivo foi trazer diversão e mostrar para as crianças que aprender é prazeroso”, afirma a professora, que esteve à frente da organização das ações.

Os alunos Luísa Martins, Ana Paula, Alexandre Fernandes, Gabriela da Silva, todos da Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, estiveram por lá dando uma força na distribuição das mudas. Estavam satisfeitos em participar e falaram da importância do projeto que ajuda preservar o meio ambiente, tirando latas e garrafas das ruas.

A dona de casa Edna Pereira Campos, moradora do setor Morada do Sol, veio bem cedo aproveitar a campanha Reciclar é legal. Ela trouxe 5 garrafas pet e trocou por 5 mudas de couve. “Essa ideia é ótima, além de tirar o lixo da rua eu vou aumentar minha horta, quero tomar suco de couve fresquinho”, contou.
Obrigatoriedade do CPF para matrícula

Para 2020, a Prefeitura de Goiânia, por meio da SME, passará a exigir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) da criança que será matriculada no ensino público municipal. O mutirão é uma oportunidade para fazer o documento no Vapt Vupt.

Escola Viva

Durante o Mutirão, o prefeito Iris e a comitiva formada por secretários e autoridades visitaram duas unidade da SME que passaram por reforma geral – a E. M. Professora Leonísia Naves de Almeida, que atende 1154 alunos desde a Educação Infantil até o Ciclo III e ainda Educação para Adolescentes, Jovens e Adultos e o CMEI Morada do Sol, que atende 203 alunos de um a quatro anos.

Além dos serviços oferecidos nos estandes, a SME ainda executa o Programa Escola Viva em dez unidades da região Noroeste, iniciativa que visa a manutenção predial constante das instituições de ensino. São cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) – Vovó Islena, Brisas da Mata, Lygia Rassi, Parque Tremendão e Morada do Sol e as Escolas Municipais Alto do Vale, Marcos Antônio Dias Batista, Nova Conquista, Professora Leonísia Naves de Almeida e Recanto do Bosque.

Os recursos são liberados diretamente às gestões escolares para promover reformas e reparos gerais na estrutura física, como pintura e limpeza, troca de telhado, revisões elétricas e hidráulicas nos banheiros, telhados, parquinhos e fachadas. O Programa Escola Viva foi uma das primeiras ações implementadas pela nova gestão municipal na área da Educação.

A programação no estande da SME com oficinas pedagógicas e distribuição de mudas do Projeto Horta Escolar, segue neste domingo, 13, até 12 horas, quando também ocorre, só que durante todo o dia, o Festival Esportivo, dedicado às crianças no Clube do Povo, no Jardim Curitiba.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Fotos: Luane Dourado