Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura intensifica campanha de vacinação em Cmeis da capital

Prefeitura intensifica campanha de vacinação em Cmeis da capital

Criado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h49 | Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h49 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Visitas de equipes da Saúde atendem as unidades da Educação Infantil até o próximo dia 25

IMG 5870 1A Prefeitura de Goiânia, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esporte (SME) e Saúde (SMS), inicia Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). A campanha acontece de forma seletiva para crianças de seis meses a cinco anos, com atendimentos prestados nas unidades até o dia 25 de outubro. Também serão contemplados adultos de 20 a 29 anos, em segunda etapa das ações.

O intuito da ação é interromper a circulação do vírus do sarampo, protegendo grupos mais acometidos pela doença no país. A vacinação em Cmeis é a primeira etapa da campanha e abrange alunos de seis meses a cinco anos que, ainda, não tenham sido imunizados. As visitas seguem até o próximo dia 25, enquanto o dia de mobilização nacional, conhecido como Dia D, está marcado para 19 de outubro.

A priorização do grupo se dá pela elevada incidência da doença nesta faixa etária, segundo surtos registrados em 2019. As visitas por parte de equipes de saúde são agendadas pela direção da unidade educacional. Inicialmente, o Cmei é contactado para enviar os cartões de vacina dos respectivos alunos. Após avaliação, os profissionais de saúde pedem autorização para imunizar as crianças não vacinadas.

A orientação é de que o processo seja feito no final da tarde, mediante agendamento e na presença dos responsáveis. Na segunda etapa da campanha, compreendida entre 18 e 30 de novembro (data marcada para o Dia D), são contemplados adultos de 20 a 29 anos. Neste caso, será necessário encaminhar-se às unidades de saúde para imunização. A inclusão deste grupo deu-se ao também elevado número de casos confirmados.

WhatsApp Image 2019 10 11 at 17.23.27

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo é uma ação do Ministério da Saúde, juntamente às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Nas unidades da Educação Infantil vinculadas à SME, a articulação ocorre por meio dos Distritos Sanitários e Unidades que possuem o Programa Saúde na Escola (PSE). Para mais informações e agendamento, contato pelos números (62) 3524-3812 / 3524-3808.

Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte