Página inicial > Institucional > Notícias > Mesa digital e jogos matemáticos movimentam estande da SME no Mutirão

Mesa digital e jogos matemáticos movimentam estande da SME no Mutirão

Criado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 08h47 | Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 08h47 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Atividades foram desenvolvidas nas salas modulares instaladas no Conjunto Riviera

mutirao282Na manhã deste sábado, 28, teve início mais uma edição do Mutirão da Prefeitura. No Conjunto Riviera, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) movimentou seu estande com atividades tecnológicas e jogos matemáticos.

Com uma mesa digital, crianças e adultos puderam participar de ações pedagógicas com animações, vídeos, recursos sonoros e realidade aumentada. O recurso tecnológico é uma forma de atrair crianças para o contato com atividades que ensinam a reconhecer letras, construir palavras e associar significados, ler, criar e interpretar textos.

Kennedy Martins, de 8 anos, morador do Residencial Água Branca, participou de um karaokê da mesa. Segundo ele, "a mesa é muito boa, porque dá para fazer muitas coisas. Gosto de cantar e de escutar histórias". O pai do pequeno, José Martins, também gostou da novidade. "É muito legal e incentiva as crianças nos estudos", disse.

Outra atividade bastante movimentada no Mutirão foram os jogos matemáticos, com desenhos geométricos, formação de figuras e jogos de lógica. Além disso, a SME ofereceu serviço de atendimento para matrículas, como cadastro e consulta de vagas, e orientou quanto a obrigatoriedade do CPF da criança nas matrículas de 2020.

Horta Escolar

A SME também levou ao Mutirão da Prefeitura o Projeto Horta Escolar, que, nos dois dias, vai trocar 2,6 mil mudas de hortaliças por garrafas pet e latas de alumínio. Desta forma, o Município incentiva o consumo consciente e o Circuito Reciclar é Legal. Foram distribuídas mudas de manjericão, couve, pimenta, jiló, acelga e alface.

Manutenção

O Mutirão da Prefeitura também promove a manutenção predial das unidades de ensino da rede municipal na região, com reparos de troca de telhado, pintura e limpeza gerais, revisões elétricas e hidráulicas, entre outros. Somente no primeiro semestre a Prefeitura de Goiânia investiu R$ 2,5 milhões em infraestrutura com o Programa Escola Viva, atendendo 141 instituições.

No Mutirão do Conjunto Riviera, 14 instituições tiveram recursos do Escola Viva liberados: Cmei Água Branca, Cmei Cristiano Emídio Martins, Cmei Recanto do Saber, Creche Meimei, E.M. Alice Coutinho, E.M. Ary Ribeiro Valadão Filho, E.M. Bárbara de Souza Morais, E.M. Bom Jesus, E.M.T.I. Jardim Novo Mundo, E.M. João Clarimundo de Oliveira, E.M. Lions Clube Goiânia Tocantins, E.M. Mônica de Castro Carneiro, E.M. Professora Silene de Andrade e E.M. Wilmar da Silva Guimarães.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte

Fotos: Aline Cavalcanti