Página inicial > Institucional > Notícias > Educação participa de seminário sobre campanha Setembro Amarelo

Educação participa de seminário sobre campanha Setembro Amarelo

Criado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 10h46 | Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 10h46 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Situações enfrentadas pelas instituições educacionais exigem encaminhamentos urgentes na rede de atendimento e, principalmente, manejo pedagógico adequado

WhatsApp Image 2019 09 24 at 17.13.27A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), participa, nesta quarta-feira (25/9), do Seminário Setembro Amarelo: Suicídio Infanto Juvenil e o Desalento Existencial na Contemporaneidade. Profissionais do Município integram a discussão sobre o papel da escola em situações de violência escolar, entre elas, a ideação suicida e autoprovocada. O encontro é realizado na sede do Ministério Público do Estado de Goiás, a partir das 8 horas. As atividades são realizadas nos períodos matutino e vespertino, com inscrições realizadas no local.

Estão convidadas a participarem, as escolas que desenvolvem ações em parceria com a Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania (Gerinc) da SME e CRE integradas a rede de atenção do município de Goiânia. A Gerinc, nas ações de enfrentamento e Prevenção ao Suicídio e violência autoprovocada, trabalha em parceria com o Centro de Valorização a Vida (CVV), as Coordenadorias Regionais, o Programa Mediação Educacional, Conselheiros Tutelares, Capsi Água Viva e Girassol, Escolas e Famílias.

A Rede de Atenção do Município de Goiânia possui ações diversificadas e estrategicamente integradas com outras para a realização de atendimentos como a observação dos indicadores pelas escolas, a comunicação ao Conselho Tutelar Regional, o acompanhamento e monitoramento dos casos junto aos conselheiros pela Gerinc e coordenadorias, a escuta qualificada dos pais por psicólogos da rede intersetorial parceira e dos educandos e professores mediante solicitação das escolas, além de encaminhamentos para Coordenação do Programa Mediação Educacional da SME.

Acolhimento
A coordenadora das ações de enfrentamento e prevenção da violência da SME, Agda Asevedo Canedos, ressalta a importância das ações realizadas e a preparação das escolas para perceberem os indicadores. “A medida que as famílias são acolhidas pelas instituições com escuta especializada na escola em grupo e individual, com ajuda do conselho tutelar no encaminhamento a saúde mental - no caso o Capsi Água Viva, que tem sido parceira da Gerinc nos encaminhamentos urgentes -, os resultados têm sido muito positivos”, afirma.

As situações enfrentadas pelas instituições educacionais exigem encaminhamentos urgentes na rede de atendimento e pedagógico adequado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Diante desses dados, fica claro que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas que contribuam para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

Sinais
É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

A educação exerce papel importante com medidas preventivas. Durante o mês de setembro várias ações foram realizadas nas instituições educacionais com intuito de esclarecer e compartilhar informações. No dia 10 de setembro, alunos de escolas municipais, em parceria com o CVV, participaram da 4ª Caminhada de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte