Página inicial > Institucional > Notícias > II Encontro de Contadores de Histórias encanta alunos e convidados

II Encontro de Contadores de Histórias encanta alunos e convidados

Criado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 18h31 | Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 18h31 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Evento segue encantando e incentivando crianças e adultos até a noite de hoje, 18, no auditório da Escola de Formação e Humanidades da PUC

contadores de historias IQuem não gosta de ouvir uma boa história? As crianças então, ficam encantadas, os olhinhos brilham de alegria e entusiamo ouvindo os contadores de histórias que se encontram pela segunda vez esse ano. O II Encontro de Contadores de Histórias, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a turma de Mestrado em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) é realizado no palco do auditório da Escola de Formação e Humanidades da PUC, no Setor Universitário.

Segundo a gerente de projetos educacionais da SME, Malu Ramos “a segunda edição dos Contadores de História da SME objetiva ampliar o aspecto da leitura das crianças, que elas tenham mais prazer de pegar o livro, folhear, ler e interpretar. De certa forma é uma maneira de estimular o profissional da Educação a ler mais com seus alunos. A criança que lê bem, interpreta bem e vai bem em qualquer área do conhecimento. Só se ensina a ler, lendo, e a escrever, escrevendo. Professor é o modelo, e tem que ler para incentivar o aluno”, declarou.

O objetivo do encontro é difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias nos mais diversos estilos, contribuindo para a troca de experiências e conhecimentos. A aluna da escola Municipal Manoel José de Oliveira, Sophia de Oliveira, 8 anos, esteve atenta na plateia e contou que gosta muito de história e teatro também. “Gosto muito de ler, aqui no evento tem muitas histórias de livros, é muito bom para crianças, a leitura fica melhor, vai crescer lendo e vai gostar de ler”, disse.

A pedagoga Marilza Pereira, servidora do município se inscreveu pela segunda vez no encontro, mesmo experiente na arte de contar histórias, fica bastante ansiosa esperando seu momento.“Visto que é cada vez mais urgente esse movimento, especialmente da cultura popular, os educadores trazem várias experiências nesse sentido, os livros clássicos e oriundos da cultura popular. É muito importante que nossas crianças tenham contato com essa experiência da contação de histórias, para elas saberem que existe outro movimento maior e que elas são integrantes e parte disso. Para nós, só enriquece o trabalho da rede”, afirmou.

contadores de historias II

Contar Histórias é uma arte milenar originada da necessidade humana de se expressar, comunicar e também como entretenimento pelo prazer que se tem ao contar e ao ouvir histórias. O aluno Eliseu Santana, 10 anos, estava muito concentrado no encontro e contou sobre sua preferência pela matéria de história, porque fica conhecendo os acontecimentos do mundo. “Esse evento de contação de histórias é muito legal, porque as pessoas podem saber de mais histórias e depois contar essas histórias para os outros e criar mais amizades”, ressaltou.

O evento tem programação estendida até a tarde e noite de hoje. Nos turnos matutino e vespertino a plateia é composta por cerca de 250 alunos de escolas da rede municipal e estudantes de pedagogia. À noite quem assiste ao encontro são alunos da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos e também é aberto para a comunidade.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Aline Cavalcanti