Página inicial > Institucional > Notícias > Cmei Ciranda insere pensamento computacional em brincadeiras de montagem

Cmei Ciranda insere pensamento computacional em brincadeiras de montagem

Criado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 13h35 | Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 13h35 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa partiu de formação continuada do 7º Simpósio de Educação e Tecnologia da SME, tendo o suporte de equipe especializada na secretaria

61987808 2273968652870400 3036866307216637952 n“Entre a tradição e o novo, eu aprendo brincando”. Esta é a temática do projeto de Robótica desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ciranda. A iniciativa insere as crianças no pensamento e linguagem computacionais a partir de atividades lúdicas, como montagem de objetos com blocos. As ações são desenvolvidas no agrupamento E do turno matutino, sob a orientação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da SME.

Tudo começou com formação continuada efetivada no 7º Simpósio de Educação e Tecnologia da SME, evento realizado em 2018. Os módulos ministrados no evento despertaram na professora Aline Mota o anseio de desenvolver um projeto que contemplasse a Robótica. Com isso, a docente passou a observar o interesse das crianças em montar e criar objetos, construções e outras formas com blocos de encaixe na sala de aula. Mas, o que isso tem a ver com Robótica?

Calma que a professora explica! Segundo Aline, os brinquedos que mais chamavam a atenção eram aqueles que “tinham movimento através das rodinhas, com os quais as crianças criavam caminhos que os “robôs” trilhavam”. Foi aí que a unidade pediu o apoio especializado do NTE, na figura do professor Sulmar Fontenelle, que sugeriu uma sequência de ações dispostas de forma a incentivar a solução de problemas através de conceitos que antecedem a linguagem computacional.

58463073 2249266488673950 502255176401289216 n

Entre os conceitos trabalhados, estão a psicomotricidade, classificação, seriação, ordenação, sequenciação, composição e decomposição, números, quantidades, formatos, raciocínio lógico, noções de tempo e espaço, além de memórias auditiva e visual. Inicialmente, o projeto envolve conceitos e princípios matemáticos, “a partir da confecção do quadro cognitivo como ponto de partida para sequenciar ações com objetivo definido”, explica Aline. O intuito é que, posteriormente, todas estas ações culminem na programação efetiva, seguindo a lógica do projeto.

Inscrições abertas

O projeto de Robótica do Cmei Ciranda nasceu de formações ministradas no 7º Simpósio de Educação e Tecnologia da SME. O evento tem sua 8ª edição confirmada para os dias 01, 02 e 03 de outubro, com inscrições já abertas! A temática deste ano é a “Inovação e Mediação Pedagógica”, objetivando a ampliação da discussão e reflexão sobre tais assuntos. Interessados nas oficinas e demais atividades podem se inscrever até 27 de setembro pelo site da SME.

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Cmei Ciranda