Página inicial > Institucional > Notícias > Educação leva atividades de inclusão para 27º Mutirão da Prefeitura

Educação leva atividades de inclusão para 27º Mutirão da Prefeitura

Criado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h08 | Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h08 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Pasta foca as atenções no atendimento às crianças com necessidades especiais, com oficinas e jogos inclusivos nos estandes

mutirao 27Na manhã deste sábado, 14, a Prefeitura de Goiânia realiza a 27ª edição do Mutirão da Prefeitura, desta vez no Parque Atheneu, região Leste da Capital. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) leva para a população atividades inclusivas voltadas para crianças com necessidades especiais.

Na proposta, estão oficinas e jogos pedagógicos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, afetivas, emocionais e sociais trabalhando a concentração, atenção, memória, raciocínio, autocontrole, autonomia, tolerância à frustração das crianças, semelhante ao que ocorre na sala de recursos das instituições. A inclusão também contempla os adultos que tenham deficiência auditiva, física, intelectual, visual e/ou múltipla, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento.

Além disso, o Horta Escolar também integra os serviços no Parque Atheneu. Com o programa Reciclar é Legal, a SME distribui mudas de hortaliças em troca de resíduos sólidos, como latas de alumínio e garrafas pet. Ao todo, cerca de 3,5 mudas serão distribuídas nos dois dias de evento, entre elas alface, acelga, pimenta, couve e jiló. Fechando os serviços oferecidos no estande, está o atendimento de matrículas, no qual os responsáveis podem consultas vagas e realizar inscrições na rede municipal de ensino.

Escola Viva

Nesta edição do Mutirão, a SME liberou recursos do Programa Escola Viva para 15 instituições da região. São os Cmei Atheneu Dom Bosco, Colemar Natal e Silva, Deputado Solon Batista do Amaral, Jardim Mariliza, Parque Atheneu, Governador Olinto de Paula Leite e Vila Legionárias e as escolas municipais Ana das Neves de Freitas, Jalles Machado de Siqueira, José Alves Vila Nova, Maria Araújo de Freitas, Padre Zezinho, Professora Amélia Fernandes Martins, Sebastião Arantes e Zevera Andrea Vecci.

O Escola Viva prevê a manutenção predial constantes das unidades de ensino da rede municipal, com reparos de troca de telhado, pintura e limpeza gerais, revisões elétricas e hidráulicas, entre outros. Somente no primeiro semestre, a Prefeitura de Goiânia investiu 2,5 milhões de reais em infraestrutura com o Programa, atendendo 141 instituições.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte