Página inicial > Institucional > Notícias > Aberta a 2ª edição da Semana do Bebê no Cmei Vale dos Sonhos

Aberta a 2ª edição da Semana do Bebê no Cmei Vale dos Sonhos

Criado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 15h09 | Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 15h09 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Uma manhã festiva com muita contação de histórias e músicas inicia a semana do bebê, que segue com agenda de ações diversas nas unidades educacionais

abert semana do bebeO Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vale dos Sonhos recebeu na manhã desta quarta-feira, 11, a abertura da 2ª edição da Semana do Bebê, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) para direcionar e especializar o atendimento à Educação Infantil em Goiânia. Diversas programações serão realizadas no decorrer dos próximos 90 dias, em diversas instituições e cada uma com sua programação específica.

A cerimônia de abertura contou com apresentações de brinquedos cantados da dupla Omelete e Alexandre, contação de histórias com a Chiquelete e a Sabrina Cafué, além de apresentação musical com Luíza Rabelo, todos servidores da SME, levando alegria aos pequenos, que se divertiram bastante.

O secretário municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, esteve presente para realizar o Secretário na Escola e abertura do evento. O titular da pasta destacou que “a Semana do Bebê é idealizada para que seja discutido na rede inteira a melhor forma de podermos cuidar dessas crianças'. Frisou, ainda, que espera que cada projeto, cada evento da SME, 'possa ser integralmente revertido para o bem das nossas crianças, por um futuro melhor da nossa cidade”.

A gerente de Educação Infantil da SME, Eneida Amorim, destacou a importância da Semana do Bebê no que se refere ao atendimento da educação municipal na primeira infância.“A Semana do Bebê existe para lembrar que todas as pessoas são responsáveis para assegurar os direitos das crianças, no processo de desenvolvimento e aprendizagem. E vem com a proposta de fortalecer essa ideia, do que é necessário para a criança aprender e se desenvolver. E essa responsabilidade é compartilhada com todos os setores da sociedade, e também as famílias dividem conosco esse compromisso”, disse.

O diretor do Cmei Vale dos Sonhos, Otaviano Dourado, falou sobre a satisfação de receber a abertura desse projeto tão importante na instituição que dirige. A unidade atende 186 crianças, de 6 meses a 4 anos. Para o diretor, é um privilégio realizar a abertura de um movimento tão significativo, onde é possível estreitar os laços de pais, filhos e comunidade escolar. “Vamos ter aqui atividades específicas para enriquecer essa relação entre pais e filhos, momento muito importante para as crianças”, afirmou.

A Semana do Bebê é uma iniciativa que acontece em várias cidades do Brasil, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef). É necessário estimular os municípios brasileiros a tornarem prioridade os direitos à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil. Em sua segunda edição em Goiânia, SME pretende fazer com que essa, se torne uma ação permanente para ampla discussão e conscientização sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

A ação visa levar às unidades de ensino, uma agenda de ações propostas por profissionais que se cadastraram para levar atendimentos específicos da primeira infância, a fim de, despertar interesses nos bebês e familiares. Entre as ações que serão realizadas, estão o colo com Leitura, para estreitar as relações afetivas entre mãe e filho e incentivar a leitura desde pequeno. O espaço saúde, para despertar nos pais a importância da higiene bucal e também, uma equipe de nutrição para orientar sobre cuidados com amamentação, aleitamento materno e introdução alimentar, além de teatros, músicas e tantas outras ações.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte