Página inicial > Institucional > Notícias > Inventura Day chega à escola municipal com projetos de invenção e programação

Inventura Day chega à escola municipal com projetos de invenção e programação

Criado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 17h33 | Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 17h33 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56
Evento em parceria com organização britânica é a culminância de programa que estimula invenções a partir de hardware programável

Inventura Day conviteA Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes tem uma manhã diferente programada para esta terça-feira, 10/09. Parceira do Inventura Experience, a unidade promove feira de ciências pautada em invenções dos próprios alunos a partir de hardware programável. O evento é a culminância de atividades ocorridas na escola ao longo do primeiro semestre em conjunto com a Micro:bit Educational Foundation. As ações têm início às 08h e seu encerramento tem a participação do secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, e representantes da organização inglesa.

O Inventura Experience é um programa inovador idealizado pela Micro:bit Educational Foundation, organização sem fins lucrativos cuja missão é inspirar alunos a se tornarem grandes inventores. Sediada na Inglaterra, lançou o BBC micro:bit, hardware baseado em pequena placa programável que possibilita criações diversas. Selecionada como integrante do projeto, a E.M. Pedro Gomes de Menezes recebeu 1 livro Inventura desbravador e 1 BBC micro:bit por aluno, além guia para professor e acesso aos aplicativos e ambientes online.

O programa tem a duração de três meses e os alunos podem, inclusive, levar os materiais criados para casa e, assim, compartilhar o aprendizado com os familiares. Participam do Inventura Experience 32 estudantes da Turma F que, nesta terça, apresentam tudo o que foi aprendido e desenvolvido até agora. Entre as invenções, estão jogos e, até mesmo, um piano programados dentro do ambiente micro:bit. Concomitante às apresentações, a escola expõe projetos que integram sua Feira de Ciências, sempre nas áreas de Eletrônica e programação.

Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte