Página inicial > Institucional > Notícias > Projeto de escola municipal é selecionado para maior festival de inovação da América Latina

Criado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 11h42 | Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 11h42 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Alunos da Escola Municipal Alice Coutinho embarcam nesta segunda, 2, para Curitiba e expõem projeto sobre robótica aplicada na escola

WhatsApp Image 2019 09 02 at 11.12.51Os investimentos maciços em projetos de robótica na escola seguem revertidos em bons resultados! Nesta segunda-feira, 2, alunos da Escola Municipal Alice Coutinho embarcam para o Let's Go Festival, maior festival de inovação educacional da América Latina. O projeto “A Robótica Educacional aplicada à realidade da comunidade escolar”, desenvolvido sob a orientação do professor Kleiber Pinheiro Sales, foi selecionado para exposição no evento, como parte da área de Futuro da Inovação.

A ação exposta no evento da capital paranaense integra o Projeto Makers, iniciativa que promove a inserção de atividades da robótica no ensino de disciplinas convencionais. “Nos trabalhos desenvolvidos, abordamos conceitos de Física e Matemática, como eletroeletrônica, cálculos, velocidade, comprimento de onda e ângulos. Tudo isso é abordado para que o aluno tenha o entendimento da grandeza do que está aprendendo”, explica Kleiber. Desde o ingresso no projeto, a escola passa por capacitações dos professores e aulas práticas com os alunos que, por sua vez, são capazes de construir e programar robôs seguidores de linha, por exemplo.

Toda a vivência do Projeto Makers será exposta através de fotos e materiais coletados, além da fala dos quatro alunos que acompanham o docente durante a viagem. A participação se dá em três momentos distintos, sendo duas mesas redondas e a exposição do projeto em si. Vale lembrar que parte desta equipe participou do I Desafio Makers da Prefeitura de Goiânia, evento realizado na última quinta-feira, 29. Lá, os estudantes tiveram o primeiro contato com as pistas no formato da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), competição na qual a instituição também se destaca.

“A escola até já adquiriu uma pista similar, o que vai favorecer estes alunos futuramente”, comemora o docente. Kleiber reforça, ainda, que a ida dos alunos representa um momento único na Rede Municipal de Educação por possibilitar que eles “se percebam dentro do processo de aprendizagem, com a diferença de que fazem pelo prazer, isto é, a experiência vivida como objetivo do seu próprio crescimento”.

Sobre o evento

O Let's Go Festival acontece nos dias 03 e 04 de setembro, reunindo mais de 1.400 líderes educacionais que participam de atividades simultâneas, entre elas exposições, experimentações, maratonas de ideias, palestras e rodas de conversa. A organização aposta no conceito de “descongresso”, formatos inovadores que proporcionam aos participantes a possibilidade de compartilhar experiências. Assim, adultos e crianças, educadores e líderes, governantes e empresários têm a possibilidade de interagir o propósito da inovação educacional.

No mesmo evento, o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, participa de mesa redonda junto a titulares de outras Pastas para tratar de Inovação na Educação Pública. “Os projetos de inovação inserem nossas crianças em processo constante de evolução, possibilitando a formação interdisciplinar que conecta prática e teoria. Por isso, seguimos investindo no incentivo e ampliação da robótica na Rede”, destaca Marcelo, que recentemente anunciou mais verbas para a área.

Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte