Página inicial > Institucional > Notícias > Educação anuncia ampliação de robótica nas escolas durante Desafio Makers

Educação anuncia ampliação de robótica nas escolas durante Desafio Makers

Criado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 16h35 | Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 16h35 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56
Evento é resultado de muito empenho e dedicação de inúmeras forças para levar às escolas da capital um ensino público de qualidade

Makers INa manhã desta quinta-feira, 29/08, foi realizado o primeiro desafio de robótica das escolas municipais de Goiânia. O evento é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), que juntos, levaram uma manhã de desafios, interação e aprendizado. O evento foi na Escola Municipal Professora Marília Carneiro Azevedo Dias, no Jardim Guanabara III.

O evento envolveu alunos de quatorze escolas que inserem atividades de robótica no ensino de disciplinas convencionais, em uma competição de percursos simulados usando programação. O Desafio é a culminância do Projeto Makers, iniciativa das duas pastas municipais em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e a equipe Pequi Mecânico da Universidade Federal de Goiás (UFG), que deram todo suporte aos alunos e professores na inserção de atividades de robótica no cotidiano da sala de aula.

A manhã foi realmente cheia de desafios, equipes trocando experiências, cooperação, imprevistos sendo superados, muita dedicação e adrenalina. Para incentivar os alunos presentes, a equipe Gametech do Sesi da Vila Canaã, vencedores do primeiro lugar do Torneio Aberto de Robótica de West Virginia, na universidade da Nasa, nos Estados Unidos, falaram da experiência vivida por eles e que todos são capazes de atingir grandes objetivos, precisando de muito estudo e dedicação.

O secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, falou com entusiamo da importância dessa união de secretarias, quantas parcerias vêm sendo formadas ao longo dessa gestão e como colaboram de forma significativa para a melhoria da Educação em Goiânia.“Educação de qualidade se faz a muitas mãos. Hoje vimos aqui que alunos e professores aprenderam bastante,” destacou e aproveitou o momento para anunciar mais verbas para o incentivo e ampliação de robótica nas escolas da rede.

Makers II

O principal objetivo do evento foi a integração e a troca de experiências entre equipes. Mas, também teve premiação. A primeira colocada foi a EMTI Paulo Teixeira de Mendonça, que levou para a escola medalhas de ouro e um kit completo de robótica. Em segundo lugar, houve empate técnico de duas escolas EMTI, Alonso Dias Pinheiro e Georgeta Rivalino Duarte, premiadas com medalhas de prata. Todas as outras participantes receberam medalhas de honra ao mérito.

Para Celso Camilo, titular da Sedetec, a realização desse primeiro desafio é um marco para a Capital e um momento de festa. “Colocamos muitas crianças a parte do processo de evolução do mundo, das tecnologias, agora com chances de ter formação adequada de ciência, tecnologia e engenharias. E que venham os próximos e mais escolas participem”.

O representante do Codese, Carlos Alberto Moura, ressaltou a satisfação de fazer parte desse momento. “Hoje foi possível ver o envolvimento dos alunos e professores, de forma exemplar. Aqui temos a certeza de que as escolas municipais também estão preparadas, e devem participar de outras olimpíadas e mostrar que estão no patamar de escolas particulares”, enfatizou.

Makers III

O desafio, então, integra e estimula a troca experiências entre professores e educandos inscritos no Projeto. A proposta segue os mesmos moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Participaram da competição, equipes compostas por até quatro estudantes matriculados em turmas do Ciclo I ou II, do Ensino Fundamental. Os competidores tiveram que programar um carrinho autônomo e cumprir um percurso surpresa de terrenos irregulares dispostos numa arena montada para eles até chegar ao ponto final.

A professora de matemática, Jesuane Rodrigues, da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo Teixeira de Mendonça, orientadora da equipe que foi a primeira colocada do 1º Desafio Makers, relatou emocionada o quanto tem sido importante esse projeto na escola, como é desafiador e o quanto envolve as crianças, mas, principalmente como o resultado é impactante na vida escolar, pois se desenvolvem em todas as disciplinas. “Esse evento é muito importante para todos os envolvidos, estamos muito felizes com essa oportunidade, foi muita dedicação e esforço para conseguirmos essa conquista”, comemora.

Durante todo o percurso, as atividades das equipes são avaliadas por professores integrantes do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE/SME). Na classificação, é considerado o desempenho dos robôs de cada equipe nos critérios estabelecidos para a premiação final, momento que conta com a participação dos titulares da SME e Sedetec, os professores Marcelo Costa e Celso Camilo, respectivamente.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Luiz Fernando Hidalgo