Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura e SME lançam Cartão Pnae em evento nesta sexta-feira, 23

Prefeitura e SME lançam Cartão Pnae em evento nesta sexta-feira, 23

Criado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 11h26 | Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 11h26 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Cartão corporativo emitido pelo Banco do Brasil é exclusivamente destinado à aquisição de gêneros alimentícios e já é distribuído nas unidades da Rede. A secretaria de Educação de Goiânia é a primeira no país a utilizar o Cartão Pnae

imagem cartão pnaeA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), promove o lançamento oficial do Cartão Pnae, meio de pagamento exclusivo para aquisição de gêneros alimentícios. A solenidade será nesta sexta-feira, 23, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 9h. Na ocasião, estarão presentes o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, representantes do Banco do Brasil e Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (Fnde), além da presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Kátia Regina Reis.

Durante o evento, serão entregues os certificados de excelência às profissionais da manipulação de alimentos, em respeito ao trabalho desenvolvido no preparo da merenda escolar. Haverá também a entrega simbólica do Cartão Pnae a cinco instituições da Rede, acompanhado de cartilhas sobre o cartão e orientações na prestação de contas. O cartão corporativo é emitido pelo Banco do Brasil, integra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e já está sendo distribuído entre as instituições educacionais públicas, filantrópicas e entidades conveniadas.Vale destacar que a SME é a primeira secretaria municipal de Educação a utilizar o Cartão Pnae em todo o país.

A medida obedece à Lei Municipal 10.164/2018, que institui o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PRÓ-MERENDA), cujo objetivo é descentralizar os recursos financeiros para compra de itens alimentícios nas escolas, creches, entidades filantrópicas ou por elas mantidas por meio do repasse direto. A aplicabilidade do programa é efetiva em mais de 70% dos municípios brasileiros e favorece o desenvolvimento da comunidade escolar e, consequentemente, o comércio local e agricultura familiar, já que 30% dos produtos adquiridos devem ser provenientes desses fornecedores.

A aplicação do Cartão Pnae já está em prática por diretores de instituições da Rede, que atestam a segurança e autonomia proporcionadas pelo cartão. A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ciranda, Leda Servato, confirmou a facilidade na prestação de contas proporcionada pelo Cartão Pnae. “Muito prático e rápido, por isso, parabenizamos a SME pelas orientações recebidas, tendo a certeza de que haverá segurança e qualidade no atendimento às nossas crianças”, elogia a gestora.

Luciana Gomides, da editoria de Educação
Arte: Divulgação Fnde / Jhon Maykel