Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas municipais estimulam a cidadania com Projeto Parlamento Jovem

Escolas municipais estimulam a cidadania com Projeto Parlamento Jovem

Criado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 17h19 | Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 17h19 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa da Câmara Municipal conta com a adesão de alunos do 5o ao 9o ano de 14 escolas da Rede

Parlamento JovemAlunos de 14 escolas municipais viverão a experiência de serem vereadores e vereadoras por uma semana, graças ao projeto Parlamento Jovem. A iniciativa apartidária da Câmara Municipal de Goiânia conta com a participação de estudantes do 5o ao 9o ano, por meio de um projeto de simulação do Legislativo Municipal. Na tarde desta quinta-feira, 15, diretores e representantes das instituições se reúnem para receber o cronograma previsto e todas as orientações pertinentes à iniciativa.

O Parlamento Jovem tem o intuito de aproximar e levar a população aos espaços de decisão política por meio dos jovens. Por uma semana, os estudantes serão vereadores e vereadoras com todas as prerrogativas legisladoras que o cargo permite, incluindo avaliação de projetos de lei submetidos por eles. Antes da vivência, todos passarão por formação e processo eleitoral conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). As atividades fazem parte do projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pelo tribunal.

Participam do projeto as Escolas Municipais Ana Neves de Freitas, Jalles Machado de Siqueira, Coronel José Viana, Pedro Gomes de Menezes, Presidente Vargas, João Braz, Orlando de Morais, Profª Cleonice Monteiro Volney, Laurício Pedro Rasmussen, Virgínia Gomes Pereira, Alice Coutinho, Nara do Carmo Rezende Amorim e Ernerstina Lina Marra.

A experiência inclui palestras e campanhas eleitorais nas escolas. Dois alunos (um menino e uma menina) sairão como representantes de cada unidade na Câmara.

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte