Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura e UFG realizam workshop de programação e montagem de robôs para Projeto Makers

Criado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h45 | Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h45 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Equipe do Pequi Mecânico, da Universidade Federal de Goiás, orienta sobre montagem e programação de robôs carrinho. Públicos alvos são instituições e professores envolvidos no Makers

PROJETO MAKERS IIA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza, nos dias 12 e 16, o workshop Montagem e Programação do Robô Carrinho, para dar continuidade ao Projeto Makers no segundo semestre letivo.

O curso será dado pela equipe do Pequi Mecânico, da UFG, e tem como público-alvo professores das 14 escolas participantes do Projeto, professores do Núcleo de Tecnologia Educacional e da Diretoria Pedagógica da SME. Ao todo, serão duas turmas de workshop, com carga horária de 8h, durante os turnos matutino e vespertino.

De acordo com a gerente de Tecnologia Educacional da SME, Luciana Barbosa, “o objetivo é retomar as ações do Projeto Makers e intensificar a montagem, programação e simular o percurso do robô carrinho em trilhas da Olimpíada Brasileira de Robótica”, já visando a competição nacional, na qual alunos da rede municipal participam.

O Projeto Makers – Robótica Educacional tem por objetivo capacitar e oferecer suporte aos professores da rede municipal de Educação para inserir atividades deste tema em diversas disciplinas, como Matemática, Geografia e Física. No primeiro semestre, a capacitação foi realizada por alunos e professores da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Goiás. Ao todo, 14 escolas foram contempladas pelo programa, com um total de oito oficinas oferecidas aos educadores da rede.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte