Página inicial > Institucional > Notícias > Desafio Inova Escolas tem inscrições abertas para projeto de inovação educativa

Desafio Inova Escolas tem inscrições abertas para projeto de inovação educativa

Criado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 13h58 | Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 13h58 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa é realizada pela Fundação Telefônica Vivo, visando formação e concretização de projetos em escolas de Ensino Fundamental

desafio inova escolaAtenção, escolas da Rede Municipal de Ensino (RME)! Seguem abertas as inscrições no Desafio Inova Escola, uma iniciativa realizada pela Fundação Telefônica Vivo. O programa é aberto a escolas de Ensino Fundamental e tem como objetivo estabelecer ações formativas e construir projetos para inovação educativa. Escolas interessadas têm até o dia 19 de agosto para efetivar suas respectivas inscrições.

O Desafio Inova Escola é desenvolvido pelo Programa ProFuturo. O projeto possibilita, por meio de uma trilha formativa e colaborativa online, que os educadores sejam orientados a construir um projeto de inovação educativa em suas escolas. O intuito é fomentar processos inovadores no âmbito escolar que favoreçam a construção de uma cultura de inovação, além de desenvolver estudantes nas competências esperadas no século XXI.

A participação dará direito à formação gratuita e plano concreto de inovação. Os melhores planos serão reconhecidos em premiações regionais e nacionais. Os finalistas vão receber assessoria técnica, apoio financeiro no valor de R$ 10 mil, entre outros prêmios que possibilitarão que a escola coloque em prática os projetos desenvolvidos no Desafio. E quem pode participar? Docentes ou não docentes, desde que estejam lotados na unidade inscrita.

A iniciativa não exige que o educador tenha experiência ou um plano/projeto já implantado. Afinal, o objetivo do Desafio é a construção coletiva do plano de inovação. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto pelo site oficial do evento. As trilhas formativas serão realizadas até 12 de setembro, enquanto as seleções regional e nacional acontecem em outubro e novembro, mesmo mês em que será divulgada a premiação final.

O Desafio Inova Escola conta com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação. A iniciativa também tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Texto: Luciana Gomides, com informações da Fundação Telefônica Vivo