Página inicial > Institucional > Notícias > Mais de 104 mil alunos retomam às aulas na rede municipal de Goiânia

Mais de 104 mil alunos retomam às aulas na rede municipal de Goiânia

Criado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 11h44 | Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 11h44 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Escolas, unidades de Educação Infantil e instituições conveniadas dão início ao segundo semestre letivo

1 dia letivoCerca de 104 mil crianças, adolescentes e adultos, dão início a mais um semestre letivo no dia de hoje, 1 de agosto, na rede municipal de ensino da Capital. Depois de 30 dias de férias, previsto no calendário escolar, a retomada das aulas ocorre nas 365 instituições da Prefeitura de Goiânia, entre escolas, centros municipais de Educação Infantil (Cmei) e unidades conveniadas. Nesta manhã, a solenidade de volta às aulas foi realizada na Escola Municipal Residencial Itaipu.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, que falou da satisfação em retornar ao segundo semestre com escolas reformadas e adequadas para receber os alunos. A unidade passou por reforma recentemente e atende 1030 alunos dos ciclos I e II e a modalidade de Educação para Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja). Os educandos tiveram uma recepção calorosa e a participação da nossa contadora de histórias, Chiquelete.

O secretário Marcelo Costa reafirmou o compromisso da gestão com a educação. “Para o segundo semestre está confirmada a inauguração de sete escolas de tempo integral. Algumas já estão funcionando, a primeira a ser inaugurada vai ser a Professora Lousinha, no Residencial Itamaracá. Com essas unidades serão 1190 vagas em tempo integral, ainda temos vagas de educação infantil e vagas do ensino fundamental que serão ampliadas no início do semestre. Cerca de duas mil novas vagas à disposição da comunidade, serão ampliadas até o final do semestre, sempre buscando o nosso objetivo que é zerar a lista de espera”, destaca.

A diretora Márcia Célia Moreira deu as boas vindas aos profissionais e alunos nessa manhã. Ela destacou os eventos que ocorrerão no semestre, como o dia da Matemática, onde pais e alunos participam de jogos e brincadeiras, ressaltando o que os alunos aprenderam durante o ano. Também tem o projeto de leitura, que ocorre durante todo ano e associa a leitura, escrita e expressões artísticas, um momento de apresentar para a comunidade e família o que os alunos vêm desenvolvendo ao longo do ano. “estamos sempre buscando essa integração entre pais e filhos, a participação da família na escola é muito importante”, disse.

Ao todo, cerca de 104 mil educandos retomam as atividades escolares nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e na modalidade Eaja, em 365 instituições. O segundo semestre terá 94 dias, totalizando 202 dias letivos no ano, conforme a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. O ano letivo termina no dia 13 de dezembro.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte

Fotos: Laís Borges