Página inicial > Institucional > Notícias > Diversas atividades no estande da educação marcam a participação da SME no 23º Mutirão

Criado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 15h17 | Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 15h17 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

SME desenvolve várias atividades para visitantes, como exibição de filmes educativos, distribuição de mudas de hortaliças, brincadeiras e conscientização durante o Mutirão da Prefeitura

mutirão 23Nesta segunda-feira, 8 de julho, a Prefeitura de Goiânia realizou a 23ª edição do Mutirão, desta vez no Bairro Campinas, o mais antigo da Capital. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) apresentou aos visitantes o modelo de salas modulares com exposição de filmes, doação de mudas, pescaria matemática e confecção de dedoches.

O produtor Fábio Teófilo, premiado no XII Festival Internacional de Cine Solidário de Barcelona, levou o curta O Lenhador para as crianças que visitaram a sala. Outros filmes sobre o meio ambiente também foram exibidos, uma forma de entreter e conscientizá-las em relação ao cuidado com o planeta. Os pequenos visitantes também puderam usufruir de brincadeiras pedagógicas, como pescaria matemática e confecção de dedoches.

A SME proporcionou, ainda, atendimento para orientação de matrículas a pais e responsáveis com dúvidas ou necessidade do serviço. Jaqueline Fraga Novaes, moradora do setor São José, precisava de uma vaga na escola para a filha de cinco anos. Ficou sabendo do Mutirão e decidiu comparecer. No estande, foi atendida e saiu satisfeita. 'Graças a Deus, consegui a vaga para a minha filha na Educação Infantil numa escola aqui perto. Em agosto, ela já vai começar estudar', afirmou.

Projeto Horta Escolar

Outro sucesso do estande foi a distribuição de mudas. Na manhã de hoje, 1.360 mudas de hortaliças foram entregues à população. A dona de casa Silvia Perim, moradora do setor há 50 anos, cultiva uma pequena horta em casa e resolveu ir ao estande pegar algumas mudas para completar sua plantação. 'É uma idéia muito boa, vim conhecer como funciona o Mutirão e vou levando mais umas mudinhas para minha horta', declarou.

O projeto Horta Escolar tem como intuito incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de legumes e hortaliças orgânicos e estimular o respeito ao meio ambiente por meio da sustentabilidade. As mudas e sementes são semeadas em hortas convencionais e estruturas feitas com materiais reciclados, tais como alvenaria, pneus e vasos. As espécies distribuídas hoje foram cebolinha, alface, couve, acelga e pimenta.

Além dos serviços oferecidos no estande, 18 instituições da região foram beneficiadas com recursos financeiros do Programa Escola Viva, uma iniciativa da SME que visa a manutenção predial constante das instituições de ensino. A verba é liberada diretamente às gestões escolares para promover reformas e reparos gerais na estrutura física, como pintura e limpeza gerais, troca de telhado, revisões elétricas e hidráulicas. O Programa Escola Viva foi uma das primeiras ações implementadas pela nova gestão municipal na área da Educação. Em 2019, já são R$ 2,5 milhões investidos.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte