Página inicial > Institucional > Notícias > Escola Municipal realiza I Intercâmbio Cultural com muita música e dança

Escola Municipal realiza I Intercâmbio Cultural com muita música e dança

Criado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 13h30 | Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 13h30 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Evento contou com a participação de mais três escolas municipais da rede, além de alunos de instituições privadas

interc culturalFoi realizado na manhã de hoje, 26, o I Intercâmbio Cultural na Escola Municipal Geralda de Aquino, localizada na Cidade Jardim. Para completar a troca cultural entre educandos, outras três escolas da Rede Municipal protagonizaram números de dança, violino e bandas marciais. A abertura do evento teve a apresentação do professor de música Igor Viana, no violino e a professora Marília Kanzog, piano, com músicas clássicas do cantor italiano Andrea Bocelli.

O encontro promove um recital de música. A apresentação principal é regida pela professora Marília Kanzog e seus aprendizes de flauta doce. A eles, se juntam alunos de piano e teclado, de outras instituições. A programação foi repleta de atrações culturais, começou com a apresentação dos professores Igor e Marília e em seguida, o grupo “Doce Sopro”, integrado por educandos da própria instituição, conduzidos por Marília. A E. M. Targino de Aguiar se apresentou com a dança flamenca, enquanto a banda marcial da E. M. Ernestina Lina Marra e a orquestra de violinos da E. M. Santa Terezinha alegraram a manhã cultural.

A diretora da unidade, Marísia Alves de Melo demonstra satisfação na realização desse Intercâmbio Cultural, que teve a participação de toda a equipe e a soma de esforços, parcerias e especialmente a dedicação da Professora Marilda com seus alunos. “O objetivo da gente realmente é atingir o maior número de alunos e falar da importância da música na vida de cada ser humano, por isso estamos promovendo esse evento desse porte, com intuito realmente de que as pessoas sintam tocadas pela música, pois ela pode mudar a vida até das as crianças da nossa instituição”, disse.

A professora de espanhol Marilda Pinheiro, da Escola Municipal Targino de Aguiar oferece aos seus alunos oficina de dança espanhola. O projeto surgiu na verdade pela curiosidade dos alunos pela dança, ela se propôs a ensinar e hoje em dia foi incluso no horário da escola. “Estamos muito honrados com o convite de vir apresentar hoje, é um projeto que ajuda na questão da interação dos alunos com os colegas, eles têm autoestima elevada, se empolgam com o figurino e estavam ansiosos com a apresentação”, afirmou a professora.

Marília Kanzog é professora de artes na E. M. Geralda de Aquino e oferece aulas de flauta doce desde 2017. As aulas são oferecidas uma vez por semana e dividida em duas turmas, uma mais avançada e outra para iniciantes. Para a aluna Ana Luísa Gomes, 14 anos, estudante da instituição e das aulas de flauta, “é uma ótima oportunidade, para aprender coisas novas, sobre cultura. Eu já faço há três anos e já sabemos mais de vinte músicas. Participar da apresentação é bem legal, mostrar para todos o que estamos aprendendo, as músicas bonitas,” contou.

A educadora e idealizadora do projeto ficou emocionada com o evento, recebeu homenagem da escola e o carinho dos alunos. Marília deixou claro o amor pela arte e o quanto acredita na poder que a música exerce sobre as pessoas. “Assim, contribuímos com a efetiva conscientização do ensino de música nas escolas, principalmente as públicas, pois através disso, ocorre o resgate de todos valores humanos”, enfatiza Marília. À noite, os pequenos músicos conduzidos por Marília se apresentam na Escola Municipal Itamar Martins, a partir das 19h.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Laís Borges