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Professor inova ensino de Língua Portuguesa em escola municipal da zona rural

Criado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 09h58 | Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 09h58 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa que usa a robótica busca melhoria na aprendizagem dos alunos valorizando o ensino multidisciplinar e compartilhando experiências

prog em lingua portO amor pela profissão e dedicação são as principais características do educador Cléssio Bastos, que se destaca pelo espírito inovador e uma trajetória de busca pelo conhecimento. O professor de Língua Portuguesa trabalha na Escola Municipal José Carlos Pimenta, da comunidade rural de Vila Rica, a 25 quilômetros de Goiânia. Com alunos carentes, desenvolve projetos inovadores, sempre em busca do melhor desenvolvimento e aprendizado das crianças e adolescentes.

Criador do projeto Looking4Heroes (L4H), trabalhando na escola desde o ano de 2015, o professor compreende a necessidade de compartilhar vivências e explorar o ensino de uma forma mais impactante. O L4H é um projeto que identifica e divulga histórias inspiradoras de professores envolvendo de forma direta ou indireta a educação nas áreas de leitura, escrita, oralidade e robótica. Em uma das ações, o educador desenvolve mecanismos para aliar a Língua Portuguesa com as noções básicas de programação.

O projeto Programando em Língua Portuguesa, desenvolvido desde 2018 na instituição, consiste na utilização da robótica e programação como uma atividade para potencializar a capacidade comunicativa dos educandos. Unindo a robótica com a disciplina escolar de forma escrita e oral, a iniciativa trabalha para que os alunos desenvolvam mais habilidades e competências que vão ajudar na rotina escolar como um todo. Por enquanto, o programa tem como foco as turmas de 9 a 14 anos e, gradativamente, será expandido para toda a escola.

As aulas acontecem uma vez por semana em cada turma e o projeto consiste em concretizar um desafio proposto pelo professor. Os alunos precisam resolver e ainda criar um produto para ser entregue no final, no decorrer desse processo, ao realizar as atividades, já estão aprendendo sobre língua portuguesa escrita, leitura, interpretação e também oralidade. As atividades são realizadas em ambiente informatizado e durante o processo também se aprende sobre as três áreas da robótica, que são programação, elétrica e eletrônica.

“Quando se refere ao desenvolvimento dos alunos, é possível verificar mudanças. No primeiro momento, percebi a diferença de comportamento deles. Se tornaram mais envolvidos, engajados e interessados no que a escola oferece. Depois, notei a melhora da oralidade, se tornaram mais questionadores e dispostos a participar das aulas. Também colhemos resultados nas notas, que vêm aumentando. A Tecnologia se conecta bastante com os alunos, pois eles se abrem mais quando a proposta é tecnológica. Com isso, estamos de olho nos melhores aplicativos, em sites, em programação”, ressalta o professor.

O projeto Programando em Língua Portuguesa foi selecionado pra ser apresentado no seminário Amplifica Internacional que acontecerá no Rio de Janeiro em agosto desse ano. Para falar sobre programação plugada online e desplugada offline, as duas formas que o professor usa em suas aulas. Para o segundo semestre os projetos continuam, geralmente o educador escolhe duas propostas bem elaboradas para que seja possível trabalhar ao longo de todo o ano.

Educação inspira educação
O professor Cléssio já passou por várias experiências, como o programa de imersão, dedicando um mês para participar de todas as atividades e aprender novos métodos pedagógicos na escola Riverside School, na Índia, uma das mais inovadoras da atualidade. A escola criou um modelo próprio de educação voltada para desenvolver a criatividade das crianças, tornando-as “super-heróis”, cidadãos preparados para os desafios do nosso tempo e socialmente responsáveis.

A experiência adquirida visitando escolas em três continentes, América do Sul, África e Ásia, proporciona inspiração diferente ao professor. Além do projeto com robótica, Cléssio também trabalha nas áreas de leituras, videoconferências e biografias. As missões pretendidas com os projetos são motivar, inspirar, dar voz, inovar e conectar pessoas. Com o lema da instituição indiana em mente, que é ‘sentir, imaginar e fazer’, o educador se sente com a responsabilidade de compartilhar vivências com alunos e professores.

Projetos tecnológicos na Rede
O desafio da educação na era tecnológica é ensinar de forma mais atraente e mais dinâmica. Para que isso aconteça, é preciso que professores busquem inovação e tenham sensibilidade. A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) tem a felicidade de poder contar com inúmeros profissionais dedicados, projetos inovadores e muitas parcerias. A prática leva aos alunos ensino de qualidade, permite experiências e desperta o interesse pelas aulas e novos sonhos.

O Projeto Makers, de iniciação de robótica nas escolas, é um exemplo disso. Ele agrega valores à educação de forma mais atual, levando tecnologia e despertando o interesse dos alunos por aulas mais dinâmicas e práticas. A rede também conta com os demais projetos: Ciência Itinerante, Projeto Inventura Educação, Escola Conectada e a Robótica Criativa. A SME, desde o início dessa gestão, tem se empenhado em formar parceiros, sempre com o intuito de aprimorar e diversificar o conhecimento de forma mais atrativa.

São parceiros da educação: a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Tecnologia, (Sedetec), Universidade Federal de Goiás, (UFG), Instituto Federal de Goiás, (IFG) e Fundação Telefônica. As parcerias têm como objetivo levar aos alunos a inovação dos dias atuais. Vale ressaltar que a tecnologia consegue interagir com as outras disciplinas, conforme o professor desejar, seja Matemática, Geografia, Física, Ciências entre outras.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

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