Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia lança campanha Pipa sem Cerol 2019

Prefeitura de Goiânia lança campanha Pipa sem Cerol 2019

Criado: Terça, 18 de Junho de 2019, 11h49 | Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 11h49 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Solenidade oficial de abertura foi realizada nesta terça-feira, 18, na Escola Municipal Antônio Fidelis e contou com a participação de autoridades e alunos da instituição

pipa 2019Na manhã desta terça-feira, 18, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), lançou oficialmente a campanha Pipa sem Cerol 2019. A solenidade de abertura foi realizada na Escola Municipal Antônio Fidelis, no Parque Amazônia, e contou com a participação de autoridades e alunos da instituição.

O Pipa sem Cerol é um projeto que tem como objetivo conscientizar as crianças, adolescentes e adultos sobre o perigo de se usar linhas cortantes ao soltar as raias, tais como o cerol, a linha chilena e a linha indonésia. Além disso, é feito trabalho de orientação com a comunidade escolar, para que as crianças levem a aprendizagem para dentro de casa, e também de esclarecimento sobre a prática ser crime previsto em lei.

O evento contou com apresentação da banda da GCM, tocando músicas infantis, e da turma de alunos do Ciclo II, tocando músicas tradicionais com flautas. Além disso, as crianças foram para a praça da feira, ao lado da escola, soltar as pipas que ganharam e participar de brincadeiras com o grupo Anjos da Guarda, que atuam na campanha dentro das instituições de ensino municipais.

O aluno Yan Ferreira, de 10 anos, mostrou que já sabe como soltar pipa. Ele contou que em casa os próprios pais o orienta sobre os riscos das linhas cortantes e ressaltou a possibilidade de usar diversas outras linhas. “Se a gente soltar pipa com cerol num lugar com muito movimento, pode pegar num carro ou numa moto e machucar as pessoas. Qualquer linha serve para brincar, menos o barbante, então é possível a gente se divertir sem colocar as pessoas em risco”, disse.

A representante da SME na solenidade, professora Maria da Luz Ramos, gerente de projetos educacionais, destacou mais um ano de parceria entre a Guarda. “É com alegria que a SME participa mais um ano desta campanha. A linha com cerol mata, nosso trabalho é de sensibilizar as crianças para que não usem o cerol nesse período propício de férias, para irem a um local adequado e fazer o uso consciente das linhas”, falou.

Estatísticas
A campanha Pipa sem Cerol é realizada há mais de dez anos pela Prefeitura de Goiânia. Desde 2016, não há registro de nenhuma vítima fatal por acidente com linhas cortantes. Somente na atual gestão, as equipes da Guarda Civil Metropolitana já recolheram 784 latas e carretéis de linhas, contendo cerca de um milhão de metros de material cortante, sendo cerol, linha chilena ou linha indonésia.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Luiz Fernando Hidalgo