Página inicial > Institucional > Notícias > Escola municipal é premiada pela Nestlé com projeto Agrofloresta e Circo

Escola municipal é premiada pela Nestlé com projeto Agrofloresta e Circo

Criado: Terça, 11 de Junho de 2019, 08h39 | Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 08h39 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Foram 10 instituições de ensino premiadas em todo país com projeto de alimentação saudável e exercícios circenses na estimulação das crianças

P. CircoA Escola Municipal Professora Marília Carneiro Azevedo Dias é uma das 10 vencedoras do Prêmio Crianças Mais Saudáveis da Nestlé com o projeto “Agrofloresta e Circo – A Arte de Viver De Maneira Saudável”. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, nos dias 5 e 6 de junho. A unidade foi representada pelo professor idealizador Sérgio Herculano da Silva Júnior e a diretora Marli Fátima da Silva. Além de receber a premiação, os dois participaram de um programa de formação oferecido pela empresa.

O prêmio de R$ 35 mil reais será repassado à escola em forma de materiais e serviços para subsidiar o desenvolvimento do projeto. Uma equipe da Nestlé também fará, ao longo do ano, um acompanhamento presencial e à distância para avaliar a aplicação destes recursos. A iniciativa atende 280 alunos, sob a orientação do Grupo Gestor e Conselho Escolar, envolvendo o coletivo de profissionais da escola, pais e vizinhos. O projeto premiado envolve dois fatores, alimentação e exercícios físicos, e conta, ainda, com a participação da professra Thaís Monteiro Atanásio.

Na parte agroflorestal, é feito o consórcio de árvores, hortifrúti e cultivo de mudas em berçário destinadas à produção da horta. Alguns itens colhidos, como alface, cheiro verde, jiló, mandioca, milho, couve, rúcula e acelga, são oferecidos na merenda escolar. Além disso, algumas das mudas também são doadas à comunidade escolar em datas comemorativas.

No mesmo projeto, foi realizado o mapeamento dos educandos da escola que têm o hábito de alimentar-se com produtos industrializados. O objetivo é conscientizá-los e sensibilizá-los sobre a importância da alimentação à base de produtos naturais. Outra parte da ação é a prática diária de cuidados, como regar, transplantar, tirar matinhos da horta pelos próprios alunos. Trata-se de um exercício de paciência e perseverança até que a natureza transforme as pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.

O mundo circense é introduzido pelos professores em um trabalho interdisciplinar que envolve o estímulo aos hábitos da alimentação saudável e atividades físicas. A prática tem por finalidade trabalhar, de maneira lúdica e prazerosa, as diferentes habilidades motoras que o circo pode proporcionar nas aulas de educação física. Nisto, são abordados diferentes elementos da ginástica, a exemplo da força, coordenação motora, equilíbrio, velocidade e concentração.

Assim, são incluídos exercícios de malabares (usando bolinhas de tênis), equilíbrio de bastão (com cabos de vassoura), rola-rola (com tábuas e canos cilíndricos) e ginástica solo. Segundo o professor Sérgio, “as atividades físicas realizadas com regularidade trazem benefícios e ajudam a evitar diversos problemas de saúde. Por isso, a importância de desenvolver essa prática com os alunos, tornando hábito cotidiano para toda a vida”.circo 2

As atividades circenses foram avaliadas com êxito desde a apresentação do projeto e continuarão a ser exibidas em datas comemorativas, além da participação da escola no Festival Arte Educação da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). No âmbito da alimentação saudável, as propostas serão avaliadas através do interesse no cultivo e ingestão dos alimentos produzidos na escola, rodas de conversas periódicas, e na Avaliação Institucional.

A diretora Marli Fátima da Silva, fala da importância do reconhecimento deste trabalho e a oportunidade de realização das atividades propostas pelo projeto com qualidade.“É um privilégio fazer parte desse seleto grupo, dez escolas em todo Brasil. Esse prêmio fará toda diferença na vida de cada educando e nos faz continuar acreditando que a educação é o caminho”, declara.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Arquivos da escola