Página inicial > Institucional > Notícias > SME realiza seminário de Mediação Educacional de Conflitos

SME realiza seminário de Mediação Educacional de Conflitos

Criado: Terça, 04 de Junho de 2019, 07h03 | Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 07h03 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Evento tem a parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com palestras de profissionais ligados a área

seminárioA Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) realiza hoje, 03, o 1º Seminário de Mediação Educacional de Conflitos, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com palestras de profissionais ligados a área. Participam cerca de 700 pessoas, entre diretores, coordenadores, apoios técnicos pedagógicos e administrativos, equipe gestora das coordenadorias regionais de ensino, gerências, diretorias e superintendências da SME, além dos parceiros externos Ministério Público, TJ e PUC.

O objetivo do evento é apresentar o Programa Educacional de Mediação de Conflitos, que tem como meta resgatar as práticas dialógicas para prevenir e administrar de forma positiva os conflitos, fortalecendo os vínculos interpessoais de maneira que os sujeitos possam elaborar e alcançar por si a melhor forma para ressignificar seus próprios conflitos, vivenciando atitudes respeitosas no ambiente educacional. Para o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Ferreira da Costa, a capacidade de dialogar e poder resolver os conflitos define, hoje, o sucesso dos profissionais da SME e de toda comunidade escolar. Segundo ele, esse programa é fundamental para contribuir com o fortalecimento de uma gestão democrática.

“Essa parceria com o TJ tem sido extremamente profícua, essas iniciativas têm sido almejadas pela comunidade escolar há muito tempo. Sempre houve uma expectativa muito grande dos diretores e professores no que dizia respeito à essa construção e mediação de conflitos no ambiente escolar, disse o secretário.

A mediação educacional de conflitos é um projeto desenvolvido pela Gerência de Saúde e Segurança dos Profissionais da SME, com base na metodologia criada pelo TJGO de círculos construtores de paz, na qual busca prevenir e harmonizar o convívio de alunos, professores, funcionários, pais e comunidade nos ambientes de estudo e trabalho. No seminário, serão trabalhados os temas: círculos construtores de paz, assembleias escolares, protagonismo estudantil e mediação escolar. A gerente da Gersau, Clédia Maria Pereira, ficou feliz com a participação do público e acredita na eficiência do programa.

“Diante do contexto de violências que estamos vivenciando em todo o país, infelizmente as escolas não fogem a essa situação. Estamos sentindo uma necessidade imensa de implantar programas que ajudem as escolas no âmbito da prevenção de conflitos e na resolução de forma positiva. O seminário apresenta a toda rede um programa educacional de mediação de conflitos, que tem como objetivo resgatar a cultura de paz e do diálogo e fortalecer as relações interpessoais. O programa apresenta quatro metodologias essenciais que ajudarão muito os profissionais das escolas, capacitando alunos e profissionais na realização de um trabalho mais direcionado com as partes envolvidas”, declara Clédia.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Aline Cavalcanti