Página inicial > Institucional > Notícias > Educação leva ensino de robótica com materiais recicláveis para 21º Mutirão da Prefeitura

Criado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 11h20 | Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 11h20 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Núcleo de Tecnologia Educacional da SME desenvolve oficinas tecnológicas criativas a partir de materiais reaproveitados

mutirao 21Neste sábado, 1º de junho, a Prefeitura de Goiânia realiza mais uma edição do Mutirão, desta vez no Jardim Abaporu, região Leste da Capital. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), oferece oficinas de robótica, com o Projeto Robótica Criativa, para quem visitar o estande da SME, nas salas modulares instaladas nas dependências da estrutura do evento.

O Projeto Robótica Criativa tem como objetivo dar movimento a objetos feitos com material reciclado a partir dos princípios de robótica. Nesta edição, o NTE oferece oficinas para construção de minimotos elétricas. Os materiais variam de palitos de picolé a tampinhas de garrafas pet. O intuito é oferecer de modo divertido, fácil e criativo as noções de tecnologia e robótica para as crianças.

Outros serviços oferecidos no estande da Pasta serão os jogos matemáticos, como triângulo mágico, quadrado mágico, matix, contig 60, jogo da velha, quebra-cabeça, tangram e desafio dos palitos; e a distribuição de mudas de hortaliças do projeto Horta Escolar. Ao todo, serão distribuídas 2800 mudas de alface, pimenta, acelga, manjericão, jiló e couve por meio do programa Circuito Reciclar é Legal, no qual a população leva um resíduo sólido – latas de alumínio ou garrafas pet – e trocam por uma muda.

Programa Escola Viva

Fora os serviços oferecidos nos estandes, a SME também executa o Programa Escola Viva em 14 instituições de ensino da região, sendo duas delas – Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Francisca da Silva e Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro – com obras realizadas nos dias do Mutirão. As outras doze tiveram recursos do programa liberados para início dos reparos, são elas: Cmei Bairro Santo Hilário, Minervina Maria de Sousa, Jardim das Aroeiras e Tia Jovita e as escolas Virgínia Gomes Pereira, Professor José Décio Filho, Vicente Rodrigues do Prado, Benedito Soares de Castro, Madre Francisca, Maria Cândida Figueiredo, Grande Retiro e Pedro Ciríaco de Oliveira.

O Programa Escola Viva é uma iniciativa da SME que visa a manutenção constante dos prédios das instituições de ensino, com liberação de verba direto às gestões escolares, para promover reformas e reparos gerais na estrutura física, como pintura e limpeza gerais, troca de telhado e revisões elétricas e hidráulicas. O Programa Escola Viva foi uma das primeiras ações implementadas pela nova gestão municipal na área da Educação. Já em 2017, todas as 304 instituições, com conselho de gestão escolar, receberam repasse do projeto, totalizando quase quatro milhões de reais investidos. Em 2018, o procedimento se repetiu e todas as 304 unidades receberam verbas, com investimento de mais quase quatro milhões de reais. Em 2019, já são mais de meio milhão investidos.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte