Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas e Cmei iniciam treinamento para o Censo Escolar

Escolas e Cmei iniciam treinamento para o Censo Escolar

Criado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 10h37 | Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 10h37 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Orientações para o Educacenso são direcionadas a diretores e secretários da rede e tratam as informações pertinentes ao sistema de coleta de dados

Educacenso SMEA Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (Gertec), inicia nesta segunda-feira, 27, os treinamentos para o Educacenso, sistema utilizado para a realização do Censo Escolar 2019. Diretores e secretários de escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) recebem orientações sobre como proceder com a coleta e processamentos dos dados censitários referentes à Educação Básica do município. As formações acontecem em Coordenadorias Regionais (CRE) da secretaria.

Os treinamentos atendem à necessidade de orientar as instituições quanto ao lançamento dos dados referentes ao Censo. Entre as informações a serem repassadas, estão passo a passo para coleta e registro, novas funcionalidades do sistema, além do esclarecimento das possíveis dúvidas quanto à realização do trabalho. As reuniões serão divididas em cinco dias, entre 27/05 e 03/06, destinados a cada uma das regionais, em períodos distintos para Cmeis e escolas municipais.

O Censo Escolar é realizado anualmente em período definido por portaria. Nos últimos anos, a coleta vem ocorrendo na última quarta-feira do mês de maio, data nomeada como o Dia Nacional do Censo Escolar. O levantamento de dados é feito pelo Educacenso, um sistema informatizado que utiliza ferramentas web na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de cinco formulários: Escola, Gestor, Turma, Aluno e Profissional Escolar.

Suas funcionalidades permitem avaliar, em tempo real, a consistência das informações prestadas, além de disponibilizar relatórios com informações consolidadas da escola que possibilitam a verificação e análise dos dados declarados.

Sobre o Censo Escolar
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações e a mais importante pesquisa estatística da educação básica brasileira. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado em colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e a participação das as escolas públicas e privadas. No que toca às instituições públicas, os dados coletados pelo Censo são diretamente relacionados ao repasse de fundos, a partir do momento em que o Ministério da Educação (MEC) toma as informações como norte para cálculo.

O Censo abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e profissional, sendo que a coleta de dados se divide em duas etapas. Na primeira, é feito o preenchimento da Matrícula Inicial, mediante a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. O cronograma estipula entre 29 de maio e 31 de julho para o cumprimento desta etapa.

O MEC divulga os relatórios preliminares, por escola, no dia 30 de agosto, a partir do qual os gestores municipais e estaduais têm 30 dias para conferência e retificações. Os resultados finais e microdados públicos serão divulgados em 31 de janeiro de 2020. A fase seguinte é a do preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, considerando dados sobre rendimento escolar e movimento do aluno. As escolas devem inserir as informações entre 03 de fevereiro e 20 de março de 2020, para divulgação preliminar em 01 de abril. Os resultados finais estão previstos para 11 de maio.

Os dados do Censo Escolar podem ser acessados por meio do próprio Sistema Educacenso (www.educacenso.inep.gov.br), pelo Consulta Matrícula (http://portal.inep.gov.br/web/guest/dados/consulta-matricula), pelas Sinopses Estatísticas (http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas) , pelos Microdados (http://inep.gov.br/microdados) ou pelo Inepdata (http://inep.gov.br/inep-data).

Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte
Arte: Jhon Maykel