Página inicial > Institucional > Notícias > Parceria entre Estado e Município inclui professores de Educação Física em formação continuada

Criado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 18h29 | Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 18h29 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Projeto FE fortalece a identidade profissional dos educadores por meio de um projeto de extensão que prevê formação alinhada aos objetivos da BNCC

IMG 6950Lançado, na manhã desta terça-feira, 21, o Projeto FE – Formação e Efetivação Continuada de professores de Educação Física. O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e inclui, também, educadores da Rede Municipal de Ensino (RME). O evento de lançamento teve a participação do secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, governador do Estado, Ronaldo Caiado, secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, e a primeira-dama estadual, Gracinha Caiado.

O intuito do Projeto FE é fortalecer a identidade profissional dos educadores, de modo que eles compreendam e interajam criticamente com as diversas manifestações na área da Cultura Corporal do Movimento. Isso inclui suas diversas ramificações, como esportes, dança, lutas, jogos, ginástica e brincadeiras. O foco específico na Educação Física se justifica pela compreensão da disciplina na perspectiva da formação humana para a emancipação que envolve a busca pelo conhecimento. Nisto, os educadores podem desenvolver, junto aos alunos, a consciência de seus direitos e deveres, bem como o respeito à dignidade, participação nas ações escolares, além da relação de diálogo entre os saberes da Educação Física, problemas cotidianos e fenômenos socioculturais.

Karla Medeiros, da Superintendência de Desporto Educacional da Seduc, explica que o projeto vai atender 1.200 professores de Educação Física, incluindo servidores efetivos e contratados, atuantes nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Neste montante, estão inclusos professores lotados na RME, uma determinação da própria titular da Pasta estadual. “Neste ano, serão abertas 400 vagas e, em 2020, mais 800”, esclarece Karla. A extensão segue na proposta da modalidade híbrida, totalizando carga horária de 60h, sendo 24h presenciais e 36h à distância. Durante os módulos, os participantes compreenderão o processo curricular conforme a Base Nacional Comum (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás (DC GO).

Serão promovidos estudos e reflexões em torno das práticas e concepções pedagógicas na Educação Física, bem como fortalecer projetos de ensino em unidades escolares. Assim, o curso incentiva o acesso a espaços esportivos, culturais e recreativos. Os quatro módulos serão hospedados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na plataforma desenvolvida por meio de convênio com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). O projeto-piloto, como já mencionado, será aplicado nos dois polos de formação presencial instalados em Goiânia e Aparecida de Goiânia com a atuação de estagiários da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Eseffego/UEG).

IMG 6953 1

O aperfeiçoamento é um dos pontos-chave desta gestão educacional goianiense. Por isso, o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, menciona a importância da parceria para o aprimoramento dos profissionais da Educação Física, cujo papel é fundamental na formação dos alunos. “Defendemos que teoria e prática devem caminhar juntas para que possamos construir uma educação de qualidade. Além disso, a implantação de um projeto voltado para a Educação Física reforça a disciplina como parte importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes, além de valorizá-la como componente fundamental nos documentos curriculares”.

Metodologia e inscrições

As 60h de curso serão divididas em quatro módulos nos quais serão trabalhados metodologias de ensino em Educação Física, relatos de experiência e elaboração de projetos. De acordo com o cronograma de ações, o início das aulas está previsto para 03 de agosto, finalizando em 09 de novembro. As inscrições para as formações poderão ser feitas entre os dias 15 e 30 de junho, pelo site (https://portaleduca.seduce.go.gov.br/desporto/). Após a conclusão da formação, os participantes receberão certificação da Universidade Estadual de Goiás.

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Aline Cavalcanti