Página inicial > Institucional > Notícias > Professores recebem formação sobre a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Professores recebem formação sobre a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Criado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 17h16 | Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 17h16 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Formação continuada é oferecida para professores que atuam com o componente curricular de Língua Portuguesa

WhatsApp Image 2019 05 09 at 10.12.22A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio de sua Diretoria Pedagógica e Gerência de Formação dos Profissionais (Gerfor), realizou, dos dias 07 a 09 de maio, formação continuada para 186 professores que ministram a disciplina em escolas da rede. A ação visa estimular a inscrição das escolas na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OBLP), além de aprimorar o ensino da escrita e leitura de alunos matriculados nas respectivas unidades.

A formação foi majoritariamente presencial, mas contou, também, com opção a distância em ambiente virtual de aprendizagem, sempre subsidiando as tarefas com execução planejada junto aos educandos. Este é o primeiro encontro formativo realizado no sentido de focar na OBLP, trazendo novas ferramentas e experiências para os educadores participantes. O curso foi dividido de forma que, a cada dia, fosse trabalhado um gênero textual da Língua Portuguesa.

Desta forma, os participantes aprofundaram seus conhecimentos em poema, memória e crônica. Os módulos foram ministrados nos períodos matutino e vespertino, com quatro horas cada, condicionando a participação ao gênero ao qual a escola se inscreveu na Olimpíada.

Inscrições prorrogadas

A formação já aconteceu, mas professores e alunos da rede pública ainda podem se inscrever na 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. O período para registro de participações foi prorrogado até as 23h59 do dia 13 de maio. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelos professores exclusivamente pelo Portal Escrevendo o Futuro mediante a autorização da direção da escola em que leciona. Até o momento, 135 escolas da rede já estão inscritas.

Neste ano, a Olimpíada vem com o tema “O lugar onde vivo”, procurando estreitar a relação entre os alunos e a comunidade em que vivem por meio da produção textual, aprofundando seus conhecimentos sobre a realidade local. Os textos serão avaliados em cinco etapas até chegar à fase final, constituída pela Etapa Nacional. Os finalistas e vencedores serão anunciados em eventos que ocorrerão durante o ano de 2019 em datas, locais e horários a serem informados no Portal Escrevendo o Futuro (www.escrevendoofuturo.org.br). No mesmo endereço, consta o regulamento do concurso.

A Olimpíada tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura, uma ação de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. O regulamento da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa pode ser vista aqui.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Wilma Luíza Pinto