Página inicial > Institucional > Notícias > Escola municipal inova ensino de cartografia por meio da robótica

Escola municipal inova ensino de cartografia por meio da robótica

Criado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 15h02 | Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 15h02 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes foi escolhida como piloto do Projeto Inventura Educação 4.0, envolvendo 35 alunos do 6º ano

Robotica Pedro GomesAs novas tecnologias vêm sendo, cada vez mais, parceiras do educador em sala de aula, complementando as práticas pedagógicas aplicadas. A Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes mostra que insere seus alunos em diferentes contextos, inclusive, o da robótica. Por isso, a unidade foi escolhida como escola piloto do Projeto Inventura Educação 4.0, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e a Positivo Tecnologia Educacional. Nesta quinta-feira, 9, foi apresentado material recebido para inovar as aulas de diferentes disciplinas ministradas para 35 alunos do 6o ano.

A aula inaugural contou com a presença dos pais e responsáveis, além de servidores do Núcleo de Tecnologia Educacional da SME. Os educandos receberam os kits compostos por um livro e o BBC micro bit, uma placa computacional que inspira a criatividade digital ao ensinar o que é programação. Entre os temas estudados no livro, estão instruções de como criar jogos, condução de eletricidade, o funcionamento de um radar de velocidade, sistemas de monitoramento agrícola e, até mesmo, como construir seu próprio “tamagotchi”, o bichinho virtual que virou febre no início dos anos 2000.

O material será utilizado por professores de diferentes disciplinas, cada um tendo sua autonomia de trabalho. Nisto, estão incluídas as aulas de Geografia da professora Janine Cordeiro Braga, na qual será desenvolvido um projeto cartográfico. A docente explica que a Cartografia se apresenta tanto como técnica de representação espacial quanto linguagem, representando papel importante no cotidiano das práticas escolares. O intuito é criar programas que exercitem noções como plano cartesiano (coordenadas e localização), medição do espaço e proporcionalidade (escalas) e representação de espacialidades (orientação e pensamento espacial).

Robotica Pedro Gomes 1

Para isso, serão usadas tecnologias e programações que, de certo modo, já fazem parte do cotidiano dos alunos. É o caso do GPS de aparelhos celulares, mapas digitais e interativos, além de plataformas que descrevem informações sobre o espaço geográfico, como ferramentas do Google. Janine, claro, está animada com as ações que, segundo ela, ampliam o aprendizado dos alunos, “o desenvolvimento da linguagem, autonomia, respeito, responsabilidade e criatividade, preparando-o para a vida digital no mundo contemporâneo”. A experiência com os alunos da E.M. Pedro Gomes de Menezes dura até agosto e, segundo a coordenadora pedagógica, Luciana Rolim, “está sendo compartilhada com vários estados, podendo se estender para outras escolas”.

Projeto Inventura Educação 4.0

O Inventura é uma solução educacional concebida para transformar crianças em inventores, tornando o aprendizado de programação uma experiência fácil, imersiva e estimulante. Voltada para alunos do Ensino Fundamental, a iniciativa providencia, para escolas participantes, livros com 24 atividades, kit hardware BBC microbit, ambiente online para práticas e acompanhamento dos professores.

A robótica criativa já está presente em escolas da rede com o objetivo de facilitar o acesso de nossos alunos a um que ganha espaço crescente no mercado atual. Na busca de desenvolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, hidráulica, informática e inteligência artificial, os projetos desenvolvidos por nossas unidades de ensino aplicam recursos pedagógicos que estabelecem ambiente interativo e contextualizado.

Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte
Fotos: Luciana Rolim