Página inicial > Institucional > Notícias > Secretário Municipal de Educação é convidado para palestra sobre efetividade de políticas públicas

Criado: Quarta, 08 de Maio de 2019, 12h03 | Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2019, 12h03 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Professor Marcelo Costa participa de painel sobre casos de sucesso, mencionando ações desenvolvidas na gestão da SME

Encontro TCM GoO Secretário Municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, participou, na manhã desta terça-feira, 7, de painel sobre Casos de Sucesso na Gestão Pública, a convite do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). O momento integrou o 9° Encontro Regional do TCM GO sediado na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus Morrinhos.

Iniciando sua fala, Marcelo Costa elogiou a iniciativa do TCM-GO pelo encontro e destacou a necessidade do órgão assumir um papel preventivo sobre a aplicação dos recursos, evitando desvios. Abordando as políticas públicas, o dirigente municipal frisou o “que entendemos ser os caminhos para construção do que entendemos como modelo de Educação”.

O dirigente municipal destacou os dois pilares sobre os quais as a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) é baseada: administrativo e pedagógico. Costa frisou a importância do equilíbrio das ações desenvolvidas por ambas, ponto crucial para o desenvolvimento das políticas públicas. Para finalizar, o secretário salientou as diversas ações desenvolvidas pela Pasta, incluindo os Projetos Secretário na Escola, Horta Escolar e Gestão Destaque.

Encontro Regional

Para cumprir sua missão institucional e constitucional, de fiscalização financeira, orçamentária, patrimonial e operacional dos 246 municípios goianos, o TCM-GO orienta os gestores públicos municipais, de forma a contribuir para a correta aplicação do dinheiro público e para a promoção de políticas públicas democráticas.

Encontro TCM Go I

Neste contexto, desenvolve Encontros Regionais, recebendo em média 2.000 participantes por ano, em que são realizadas palestras, minicursos e promovidas discussões de temática técnica, objetivando expandir o conhecimento, fomentar boas práticas e esclarecer dúvidas dos agentes políticos e servidores públicos.

O tema central deste ano é “TCM-GO pela Efetividade das Políticas Públicas”, pelo qual se pretende demonstrar práticas de controle e apresentar experiências exitosas de gestores nos diversos estados e municípios brasileiros.

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Anna Clara Santos