Página inicial > Institucional > Notícias > Diretores escolares e servidores da SME iniciam formações no projeto Aula Digital

Criado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 10h43 | Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 10h43 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Aproximadamente 960 cursistas passam por treinamentos sobre espaços diferenciados e gestão participativa até o dia 26 de abril

Formação Aula DigitalA Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SME) inicia, nesta segunda-feira, 15, formação de servidores e gestores das escolas selecionadas para participação no Projeto Aula Digital. Até 26 de abril, cerca de 960 cursistas passam por treinamentos sobre gestão participativa e de espaços diferenciados. Os dois módulos acontecem no Centro de Formação da SME, localizado no Jardim América, com cargas horárias de oito horas, cada um.

O primeiro módulo corresponde à Gestão Participativa nas Escolas, atendendo diretores das unidades e apoios lotados em gerências pedagógicas e coordenadorias regionais, as CRE's. O objetivo é discutir conceitos e instrumentos que podem ajudar educadores a realizar uma gestão eficaz e inovadora, enfatizando projetos escolares e estimulando a elaboração de um Plano de Ação detalhado e estratégico que incremente ações inovadoras.

As turmas começam os trabalhos nesta segunda-feira, 15, e, em três dias, discutem as dimensões da gestão inovadora e seguem o passo a passo para a implementação de projetos escolares envolvendo diversos atores escolares. A partir daí, os participantes refletem sobre o papel que os gestores desempenham no engajamento das pessoas envolvidas, não só delegando suas tarefas mas, principalmente, acompanhando as ações.

O próximo módulo é o dos Espaços Diferenciados, contemplando coordenadores pedagógicos e professores das escolas selecionadas, além dos já mencionados apoios das coordenadorias e diretorias da SME. Iniciando em 22 de abril e finalizando no dia 26, a formação possibilita a discussão de como os ambientes intra e extraescolares impactam na aprendizagem dos alunos, apresentando possibilidades de reorganização e alteração dos espaços e mobiliários das instituições.

Os módulos são divididos por turmas, disponibilizando dias e horários distintos para facilitar a organização da instituição em relação à saída dos servidores, sem prejudicar o andamento das atividades. Os servidores puderam optar, através de um link, a participação em um único dia (Período Integral) ou em dois (Turno Matutino ou Turno Vespertino). Ao todo, a formação constituiu seis turmas com 180 cursistas no primeiro módulo e 780 cursos no segundo.

Projeto Aula Digital

O Projeto Aula Digital foi lançado no final de março, como uma parceria firmada entre a Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e Fundação Telefônica Vivo. A iniciativa integra o ProFuturo, presente em países da África, Ásia e América Latina.  O Projeto Aula Digital visa melhorar as oportunidades das crianças, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e novas metodologias de ensino e aprendizagem.

A iniciativa conta com a parceria do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e beneficia cerca de 20 mil estudantes de 100 escolas da rede, além de formar 700 educadores. Os profissionais recebem até 40 horas de formação sobre temas ligados à inovação educativa para ampliação de repertório, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais.

Após a etapa de formação, as escolas serão beneficiadas com kits tecnológicos compostos por notebook e roteador para o professor e tablets para alunos, além de projetor e tela de projeção. Os educadores receberão, ainda, visitas regulares de formadores das equipes GERFOR (Gerência de Formação) e da GERTEC (Gerência de Tecnologia) da SME, com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e apoiar os educadores em sala com sugestões de atividades e conteúdos.

Texto: Luciana Gomides e Adriene Bastos
Fotos: Laís Borges (arquivo)