Página inicial > Institucional > Notícias > Rede municipal adota sistema digital de correção de avaliação do ensino

Rede municipal adota sistema digital de correção de avaliação do ensino

Criado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 15h33 | Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 15h33 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Avalia Goiânia foi criado para sistematizar dados obtidos na Avaliação Diagnóstica da educação municipal

avalia gynCom o avanço cada vez maior da tecnologia no mundo, é necessário que o poder público se adéque e adote medidas para modernizar e facilitar o trabalho dentro de seus órgãos e instituições. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) buscou parcerias para criar um sistema digital de avaliação do ensino e aprendizagem nas instituições públicas municipais da Capital.

O Avalia Goiânia, Sistema de Avaliação Educacional do Município de Goiânia, tem como objetivo incentivar as mudanças de práticas a fim de aprimorar a qualidade do ensino oferecido pela rede municipal de Educação. A estrutura digital oferece subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, avaliando o desempenho dos alunos em momentos e etapas diversas do percurso escolar e contextualizando as condições as quais os processos de ensino e aprendizagem ocorrem.

A obtenção dos dados sistematizados permite aos professores e profissionais da Educação acompanharem a evolução dos educandos e identificar aspectos associados à qualidade e efetividade do conhecimento transmitido em sala de aula. Sendo assim, o Avalia Goiânia evidencia os resultados individuais de cada unidade escolar da rede municipal de ensino de Goiânia.

Na primeira ação, foram avaliados estudantes dos Ciclos I, II e III do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A partir dos dados obtidos, equipes da SME promoverão intervenções pontuais nas instituições que apresentaram resultados discrepantes em relação aos esperados, promovendo equidade e efetividade nos processos de ensino e aprendizagem.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte