Página inicial > Institucional > Notícias > Cmei faz trilha pedagógica com espécies aviárias no Zoológico de Goiânia

Cmei faz trilha pedagógica com espécies aviárias no Zoológico de Goiânia

Criado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 09h23 | Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 09h23 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Ação enfatiza as aves endêmicas do Cerrado e tem o objetivo de levar informações sobre seus hábitos e principais características

WhatsApp Image 2019 04 04 at 18.48.27Ancorada pelos fundamentos da Pedagogia da Infância, a escola promove a interação da criança com o outro, explorando diferentes contextos, inclusive o ambiental. Neste cenário, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Presidente Costa e Silva levaram alunos para a trilha pedagógica “Voando até Você”, uma parceria com o Zoológico de Goiânia que tem, entre seus objetivos, conscientizar as crianças sobre a conservação do meio ambiente e das aves do Cerrado. As atividades aconteceram na manhã desta quinta-feira, 4.

A ação integrou o projeto “O Bicho é Gente Boa”, realizado pela Gerência de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). A proposta envolve animais de diferentes grupos, como aves, répteis, mamíferos e anfíbios, sempre considerando a faixa etária e as necessidades da instituição como fatores para desenvolvimento dos trabalhos. No caso específico do Cmei Presidente Costa e Silva, os alunos tiveram contato com as aves do Cerrado, mediante a adaptação da linguagem e atividades lúdicas inseridas no planejamento.

As crianças participaram de ações diferenciadas, de forma a realmente compreenderem a inserção daqueles animais em seu habitat. Após sua recepção no Zoológico, as crianças seguiram para uma roda de conversa na qual foram apresentados elementos como a morfologia, hábitos, exemplares taxidermizados, os alimentos que consomem quando estão no zoológico e, até mesmo, informações sobre as áreas que costumam ocupar na natureza, através de um mapa. Depois, veio a tão esperada trilha pedagógica monitorada pelo educador ambiental.

WhatsApp Image 2019 04 04 at 18.46.17

WhatsApp Image 2019 04 03 at 19.20.59

Ao longo da caminhada, as crianças conseguiram visualizar os espécimes vivos, relacionando aquilo que foi discutido na roda de conversa. Finalizado o passeio, foi hora de repor as energias com um belo piquenique, desde que usando materiais reaproveitáveis, como garrafas e copos duráveis. E aí, mais aprendizado, quando o monitor tratou da importância dos 5R’s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), além da coleta seletiva dos resíduos. Depois de tudo isso, os pequenos saíram cheios de conhecimento e vontade de respeitar o meio ambiente!

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Vera - Projeto O Bicho é Gente Boa